VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quinta-feira, 16 de março de 2017

Em audiência em Brasília, prefeito de Uruçuca retoma projeto de novas escolas



O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite, participou, nesta terça, 13, de reunião no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília, para tratar do projeto de implantação de escolas de ensino infantil, fundamental e médio em Uruçuca e no distrito de Serra Grande. Em comitiva com o deputado federal Paulo Azi (DEM), o vice-prefeito Marcelo Dantas e o vereador Jardel Del Rey, o prefeito expôs ao presidente do FNDE, Sílvio Pinheiro, e ao diretor Leandro Damy, a importância do projeto que teve início ainda em 2012 pela iniciativa privada. Moacyr destacou o papel de empresários na doação dos terrenos para construção das escolas, e do Instituto Arapyaú que elaborou e doou ao Município os projetos arquitetônicos, um investimento de cerca de R$ 1 milhão.

Foi com bastante estranheza que o prefeito recebeu a informação do FNDE de que o projeto nunca constou nos processos de autorização do órgão. Este informou que solicitou à Prefeitura projetos complementares para a aprovação da proposta, mas nenhum documento chegou a ser protocolado no Fundo. No cruzamento de informações com o Arapyaú, constatou-se que estes projetos foram elaborados e entregues à Prefeitura em 2014. Apesar de não ter tocado a proposta das novas escolas, conforme dados do FNDE, a gestão anterior chegou a divulgar que a iniciativa não sairia porque a Prefeitura estava inadimplente. 

Para contornar esta situação, ficou acordado junto ao FNDE que o projeto será encaminhado como deveria ter sido feito, atendendo às exigências técnicas, para posterior autorização e início da construção das novas escolas. Esta ação se juntará às demais que vem sendo executadas desde o início do ano, com o objetivo de revitalizar e desenvolver as estruturas da educação em Uruçuca. “Ficamos perplexos com os dados que o FNDE apresentou. Mas não desanimamos e vamos retomar esse projeto, do jeito certo, cumprindo tudo que for pedido. É um compromisso que assumi, o que depender da Prefeitura será feito”, disse o prefeito.

A reunião ainda gerou outros frutos: o agendamento de uma visita do presidente do FNDE e o deputado Paulo Azi à Serra Grande e uma posterior reunião, em São Paulo, entre o empresário da Natura, Guilherme Leal, fundador do Instituto Arapyaú, e o ministro da Educação, Mendonça Filho, para tratar de um apoio mais direto às escolas de Uruçuca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário