VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Rapper ilheense é assassinado em São Paulo


No dia 1º de agosto, na cidade de São Paulo, o rapper ilheense Altino Jesus do Sacramento, 37 anos, mais conhecido como Gato Preto, foi assassinado com oito tiros. Ele era vocalista do grupo A Família. Em 1992, Gato Preto deixou Ilhéus e foi para São Paulo, onde trilhou com firmeza seu caminho no rap e conquistou o respeito de seus pares. O segundo disco da Família, Mais Romântico (2008), contou com as participações de peso de GOG, Edi Rock e Júnior (Sampa Crew). O jornalista Eduardo Ribeiro, do site Noisey, escreveu um belo texto com muitas informações sobre a trajetória do Gato Preto. Clique aqui para ler. (Blog do Gusmão)



 O que tráfico de seres humanos?

Tráfico de seres humanos, também chamado de escravidão moderna, é o comércio ilegal de seres humanos com o propósito de exploração e trabalho forçado. O tráfico sexual é a forma mais comum de tráfico de seres humanos (79 por cento) seguido por trabalho forçado (18 por cento).

O tráfico de seres humanos é estimado ser uma indústria de 32 bilhões de dólares por ano. De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, o tráfico de seres humanos é a segunda maior indústria de crime no mundo de hoje.
Enquanto muitos dos países mais pobres e instáveis tem maior incidência de tráfico, o tráfico de seres humanos é um problema comum que envolve quase todos os países do mundo. Algumas vítimas são traficadas domesticamente, dentro de seu próprio país, enquanto outras são traficadas ao redor do mundo.

Tráfico de seres humanos é um crime contra a humanidade, um crime que despoja até as liberdades mais básicas de suas vítimas.
O que é tráfico sexual?

O tráfico sexual, também chamado de escravidão sexual, é forçar pessoas a qualquer forma de exploração comercial do sexo, a mais comum sendo a prostituição.

Alguns dos tráficos sexuais são altamente visíveis, tais como a prostituição na rua. Mas muitas das vítimas do tráfico permanecem invisíveis, escondidas em bordéis sem identificação e em lugares comuns nos bairros. Os traficantes do sexo podem operar de vários locais públicos e privados, tais como salões de massagens, spas e clubes de strip-tease .
Quem sãos as vítimas do tráfico sexual?

Mulheres e meninas constituem a maioria das vítimas de tráfico de seres humanos (66 e 13 por cento respectivamente), e representam quase todas as vítimas do tráfico sexual.

As Nações Unidas estimou que, a qualquer momento, cerca de 2.5 milhões de mulheres e crianças são mantidas em escravidão sexual ao redor do mundo, mas muitos dos peritos acreditam que o número é muito maior. Por causa de sua natureza clandestina, é difícil determinar a magnitude da escravidão sexual. Em fato, é estimado que o número de vítimas identificadas do tráfico de seres humanos representa somente quatro por cento do número total de vítimas no mundo.

Certas mulheres e meninas são especialmente vulneráveis ao tráfico sexual e prostituição. Estas incluem mulheres e meninas pobres, não escolarizadas e viciadas em drogas, como também meninas que fugiram de casa. Aonde não existe alternativas econômicas, mulheres e meninas são mais vulneráveis a ser enganadas e coagidas ao tráfico sexual. O aumento de desemprego e a perda de segurança de trabalho tem debilitado a renda e situação econômica das mulheres. A antiquada brecha salarial entre gêneros, como também o aumento de mulheres em empregos em setores informais e de meio período, empurram as mulheres a empregos de salário baixo e desemprego de longo prazo, o qual leva as mulheres vulneráveis aos traficantes.
Existe uma diferença entre prostituição e tráfico sexual?

Prostituição é geralmente tratada como uma forma válida de emprego para mulheres e a escolha que as mulheres prostitutas fazem. Todavia, as distinções que existem entre prostituição e tráfico sexual são falsas. Perpetuando a ideia que as mulheres são prostituídas por escolha ignora o fato de que é quase impossível de distinguir entre uma vítima do tráfico sexual e uma vítima de prostituição; que a idade média de entrada a prostituição é de 12 a 14 anos de idade; que 90 por cento das mulheres prostituídas foram fisicamente abusadas quando crianças (Giobbe, Harrigan, Ryan e Gamache); que 74 por cento foram abusadas sexualmente quando crianças (Giobbe, Harrigan, Ryan e Gamache); que 75 por cento tem problemas com drogas (Farley e Barkan); que 73 por cento foram fisicamente assaltadas; que 57 por cento foram estupradas enquanto em prostituição (Farley et al);  que 68 por cento sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) na mesma proporção que os veteranos de combate e vítimas de tortura (Farley et al); que 75 por cento tentaram suicídio  (Hunter); e que 89 a 96 por cento querem sair da prostituição mas não podem por causa de saúde, dinheiro, educação e outros recursos básicos.
Qual é a causa do tráfico sexual?

Desigualdade de gênero é a raiz da causa do tráfico sexual. Crenças culturais arraigadas leva pessoas a acreditarem que a mulher é uma mercadoria que pode ser comprada e vendida, o que perpetua a demanda do sexo comprado. Além disso, a desigualdade de gênero limita as oportunidade educacionais e econômicas para mulheres, fazendo-as vulneráveis ao tráfico.
Quem trafica mulheres e meninas?

Grupos de crime organizados são grandemente responsáveis pela proliferação do tráfico de seres humanos, tanto dentro de países como internacionalmente. Grupos de crime envolvidos no tráfico sexual de mulheres e meninas geralmente também estão envolvidos no tráfico de drogas e armas de fogo, e frequentemente usam violência como meios de realização de suas atividades.

Todavia, muitos indivíduos e grupos de indivíduos não afiliados com o crime organizado também participam em tráfico de seres humanos em todos os níveis. Por exemplo, cafetões sequestram ou atraem mulheres e meninas, e depois as forçam a prostituição fisicamente ou por coerção. Outros podem sequestrar ou atrair mulheres com a intenção de vende-las a um cafetão. Alguns proprietários de pequenos negócios compram mulheres e meninas traficadas e as forçam a trabalhar atrás da aparência de um negócio legitimo (tal como em uma spa, salão de massagem ou clube de strip-tease).

De acordo com o Escritório sobre Drogas e Crimes da ONU (UNODC), o maior número de traficantes são da Ásia, seguido pelo Centro e Sul da Europa, e Europa Ocidental.
Todavia, o tráfico existe em quase todos os países, e tanto o tráfico doméstico como o internacional parecem estar crescendo em escopo e magnitude como resultado da globalização. De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, tráfico doméstico de seres humanos se tornou a segunda mais crescente indústria criminal no país, só um pouco atrás do tráfico de drogas.

Corrupção policial e de governo exerce um grande papel no tráfico de seres humanos. Embora instituições nacionais e internacionais tentam regular e cumprir as leis contra o tráfico, é reconhecido que governos locais e forças policiais tem particípio ativo em grupos de tráfico sexual.
Como as mulheres e meninas são traficadas?

Em sua maioria, os traficantes tiram proveito de mulheres e meninas pobres, não escolarizadas e viciadas em drogas, como também em meninas que fugiram de casa. Algumas mulheres são atraídas ao tráfico sexual com oferta de trabalhos legítimos como ajudantes em lojas ou como garçonetes. Outras são prometidas casamento, oportunidades educacionais e uma vida melhor. Algumas são vendidas ao tráfico por seus namorados, amigos, vizinhos e até mesmo por seus pais.

Vítimas de tráfico internacional geralmente são transportadas entre múltiplos traficantes e através de múltiplos países, levando-as cada vez mais longe de seus próprios países. Por exemplo, uma mulher da Ucrânia pode ser vendida a um traficante na Turquia, que por sua vez a passa para um traficante na Tailândia. Normalmente, uma vez que elas entram no cuidado de traficantes, o passaporte e documentos das vítimas são confiscados e retidos. As vítimas geralmente são retidas em cativeiro e também presas em escravidão de dívida, onde elas são obrigadas a pagar as grandes taxas de recrutamento e transporte antes de serem libertas por seus traficantes.

Vítimas de tráfico doméstico podem ser traficadas para qualquer parte dentro de seu país, estado e até mesmo em sua cidade. Existem casos onde meninas viviam com seus familiares enquanto sofrendo como vítimas de tráfico fora de casa, sem seus familiares saberem. Isto exemplifica a extensão do controle que os traficantes tem sobre a vida das vítimas.

Vítimas de tráfico passam por várias etapas de degradação e tortura física e psicológica. As vítimas geralmente são carentes de comida e sono, não podem mover-se livremente, e são fisicamente torturadas. Eles dizem a elas que suas famílias e filhos irão sofrer danos ou mortos se elas (as vítimas) tentarem escapar ou falar a alguém sobre a sua situação. Porque as vítimas de tráfico internacional raramente entendem a cultura e língua do país para onde foram traficadas, elas passam por mais uma camada de estresse psicológica e frustração.

Com frequência, antes de prestar serviços aos clientes, as vítimas são estupradas a força pelos traficantes para inicia-las ao clico de abuso e degradação. Algumas mulheres são drogadas para prevenir que elas escapem. Uma vez que foram “quebradas”, as vítimas do tráfico sexual podem ter que servir até 30 homens por dia, e estão em situações vulneráveis de doenças sexuais, infecção de HIV e gravidez não desejada, como também a incalculável dor física e emocional.
Quem compra mulheres e meninas traficadas?

Os homens são os principais “compradores” no comércio do sexo. Infelizmente, poucas pessoas reconhecem o elo entre o comércio do sexo e o tráfico sexual.

Não existe um perfil “característico” de um comprador. Antes, homens que compram mulheres traficadas vivem em países desenvolvidos e em países em desenvolvimento, são ricos e pobres, são casados e solteiros, são de todas as idades, raças e religiões. Todavia, uma das coisas que todos os homens que compram o sexo compartilham é a crença que os corpos de mulheres e meninas são disponíveis para o seu prazer sexual por um preço.

O maior componente da proliferação do tráfico sexual é o turismo sexual – a prática de viajar ou tirar férias com o único propósito de envolvimento em relações sexuais. O turismo sexual é uma indústria de um bilhão de dólares por ano que encoraja ainda mais a exploração sexual de mulheres e meninas. Muitos turismos sexuais claramente destacam meninas pequenas. O marketing das viagens são especificamente para pedófilos que procuram crianças pequenas, e homens que acreditam que ter sexo com virgens ou meninas pequenas irão curar as doenças sexualmente transmissíveis (DST). Geralmente estes homens passam o HIV/AIDS e DST para as suas vítimas jovens, criando epidemia localizada de doenças.
Qual é o efeito do tráfico sexual?

O tráfico tem um efeito traumático no bem estar mental, emocional e físico de suas vítimas. Além do abuso físico, mulheres traficadas sofrem extrema estresse emocional, incluindo vergonha, pesar, medo, desconfiança e idéias de suicídio. As vítimas geralmente enfrentam transtorno de estresse pós-traumático, e com isto, ansiedade, depressão e insônia. Muitas vítimas se voltam a drogas e álcool para atenuar a dor.

Tráfico sexual também tem implicações econômicas e sociais. Ele promove a desagregação social pois remove mulheres e meninas de suas famílias e comunidades. Ele incentiva grupos de crime organizado que normalmente participam em muitas outras atividades ilegais, incluindo tráfico de drogas e armas e lavagem de dinheiro.  Ele afeta negativamente os mercados de trabalhos nacionais e internacionais, devido a perca de recursos humanos. Ele cria epidemia localizada de doenças e sobrecarregam os sistemas de saúde pública. Ele coroe autoridade do governo, estimula corrupção e ameaça a segurança das populações vulneráveis.
O que a Soroptimista está fazendo para acabar o trafico de seres humanos?

Como uma organização de mulheres profissionais e de negócios trabalhando para melhorar a vida de mulheres e meninas em comunidades locais e através do mundo, a Soroptimista realiza vários projetos que direta e indiretamente ajuda mulheres e meninas traficadas, como também vítimas em potencial.

Em 2007, a organização lançou a sua principal campanha – Soroptimista Para o Tráfico – dirigida a aumentar a conscientização sobre o tráfico sexual. Como parte desta campanha, clubes Soroptimistas colocam cartões de conscientização sobre escravidão sexual em locais altamente visíveis, incluindo delegacias de polícia, centro de mulheres, hospitais e sociedades de ajuda jurídica.

A Soroptimista também patrocina o LiveYourDream.org, uma rede online de voluntários auto-motivados que desejam apoiar mulheres e meninas em sua busca de uma vida melhor, enquanto obtendo inspiração para suas próprias vidas. O Viva o Seu Sonho (Live Your Dream) oferece ferramentas para os defensores realizar uma ação no mundo real, em sua própria comunidade, em uma série de assuntos diferentes que afetam mulheres e meninas, incluindo tráfico sexual.

Além disso, vários outros programas principais da Soroptimista – Prêmios Soroptimista de Oportunidade para Mulheres, Subsídio de Clube Soroptimista para Mulheres e Meninas, Subsídio Soroptimista de Desastre para Mulheres e Meninas – ajudam vítimas e vítimas em potencial. Estes projetos oferecem ajuda direta a mulheres e meninas – dando ferramentas e habilidade econômica para mulheres alcançar capacitação financeira e independência.

Os Papéis Brancos da Soroptimista oferecem informações profundas sobre os assuntos confrontando mulheres e meninas do mundo inteiro. A Soroptimista atualmente oferece dois papéis brancos tratando de prostituição e tráfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário