VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

terça-feira, 19 de abril de 2016

Alex de Souza no Exército Brasileiro (TG) 06-007 Itabuna - BA 2º Turma de 1996







O Exército Brasileiro não se prepara apenas para lidar com situações de conflitos, mas também mobiliza os seus integrantes em prol do ideal da paz.




O Exército Brasileiro contribuiu com a formação da história do país.
No dia 19 de abril é celebrado o Dia do Exército Brasileiro. A data se revela muitoimportante para refletir sobre o tipo de Força Armada no Brasil que desempenha o seu papel através da realização de missões terrestres. A ocasião também serve para prestar homenagens aos militares, que ao longo da história participaram de batalhas e contribuíram com a segurança do país.
ORIGEM DO DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO
A data na qual se comemora o dia do Exército é marcada pela primeira luta dos povos brasileiros, que ocorreu em 19 de abril de 1648, com o objetivo de conter a dominação holandesa no território. Nesta época, as tropas estrangeiras ocupavam a região Nordeste e defendiam o interesse da Holanda pela riqueza da produção açucareira.
A IMPORTÂNCIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Os jovens participam das missões do Exército.



O Exército Brasileiro foi fundado em 1822, ou seja, em consequência da independência do país. No entanto, as mobilizações em torno das guerras já aconteciam desde os tempos de colônia. Durante o Império os militares brasileiros também participaram de batalhas e formavam o Exército Imperial.
Com o passar do tempo, a forma de trabalho do Exército Brasileiro foi sendo modificada e até mesmo aprimorada. Entre 1808 e 1967, as tropas eram responsabilidade do Ministro de Guerra. Já no período de 1967 e 1999, o Ministro do Exército passou a ter controle sobre os militares. E, a partir de 1999, esta Força Armada passou a ser regida pelo Ministro da Defesa.

Além de se prepararem para conflitos, os recrutas também marcam presença em ações sociais.
Apesar de a atuação em guerras não ser uma realidade do Exército Brasileiro atual, é importante lembrar que no decorrer da história os membros da força participaram de batalhas muito importantes, incluindo Primeira e Segunda Guerra Mundial. Hoje em dia, os soldados participam de treinamentos visando o preparo em casos de conflitos.
Responsáveis pela segurança da pátria, os militares vigiam as fronteiras e agem contra os atos ilegais ou de violência. Em tempos de paz, eles também são responsáveis por outras atividades, tais como as campanhas sociais que levam assistência médica e alimentos para as regiões mais remotas do país. O Exército Brasileiro também tem se destacado com a participação nas Forças Internacionais de Manutenção da Paz.
Todo cidadão brasileiro do sexo masculino tem obrigação de se apresentar ao serviço militar quando completa 18 anos, ou seja, deve participar do alistamento no município onde vive para ingressar ou não nas atividades do Exército. Popularmente conhecido como ‘tiro de guerra’, os jovens passam 12 meses fazendo treinamentos e se formam reservistas.
O Exército Brasileiro também se destaca com fortes estruturas educacionais de Ensino Superior no Brasil, como o Instituto Militar de Engenharia (IME), a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), entre outros.






Em meio à crise hídrica enfrentada pela população de Itabuna, merece destaque um ato de extrema solidariedade de um conceituado empresário da cidade. José Peixoto, que é dono de uma rede de postos de combustíveis em Itabuna, financiou a construção de um poço artesiano, no Posto Cachoeira, na avenida Juraci Magalhães.

Com 70 metros de profundidade, a cisterna tem capacidade para 8 mil litros de água, por hora. Foram instaladas duas torneiras de 25mm para atender diariamente a população. Peixoto, com essa iniciativa, dá um exemplo de que é possível fazer sempre algo por um mundo melhor. Mais um detalhe: antes que alguém pergunte, a atitude do empresário nada tem a ver com interesses políticos, uma vez que ele não é candidato a prefeito, muito menos a vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário