VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

DEPUTADO ANUNCIA LIBERAÇÃO DE R$ 8,600 MILHÕES PARA CONSTRUÇÃO DE CENTROS VOCACIONAIS TECNOLÓGICOS


O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-Ba) anunciou hoje (26/11) mais uma boa notícia para a Bahia, especialmente a região sul do estado, depois de várias audiências com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O ministério vai liberar R$ 8,600 milhões para que a Setre- Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia implante a Rede Estadual de Centros Vocacionais Tecnológicos Territoriais de Economia Solidária e Desenvolvimento Local Sustentável (CVT). O prefeito Vane de Itabuna e o vice-prefeito Wenceslau Junior acompanharam o deputado à audiência com o ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera.

Em Itabuna, será construído o Centro Vocacional Tecnológico do Cacau e do Chocolate, que além das características originais se adaptará às demandas de inovações tecnológicas da lavoura cacaueira, da juventude e do chocolate artesanal, “garantindo desenvolvimento econômico e social para a região”, resume o deputado.

Ele afirma ainda que em Itabuna, bem como nos municípios próximos, “já existe uma predisposição para as áreas de tecnologia, haja vista os muitos cursos tanto de nível técnico quanto superior existentes na região, direcionados à Ciência da Computação e às diversas Engenharias (mecânica, civil, elétrica e de produção)”. O objetivo é implantar a Rede buscando o fortalecimento do trabalho livremente associado, sob a lógica da economia solidária e do desenvolvimento local sustentável. Davidson Magalhães explica: “A rede vai avançar nos elos das cadeias produtivas, melhorar a qualidade de produtos, promover formação de gestores e trabalhadores, além de disseminar a cultura da inovação e do desenvolvimento de tecnologias sociais, na perspectiva da inclusão pela via do Trabalho Decente”.

Davidson Magalhães considera ainda que “os centros incentivarão a economia solidária, o cooperativismo e a outras formas de inserção ocupacional e geração de trabalho e renda numa perspectiva sustentável e solidária”.  Segundo o Plano de Trabalho do Projeto, as primeiras liberações de recursos acontecerão ainda este ano, e depois, de forma gradual, em 2016 e 2017.

O deputado Davidson Magalhães observa que “abrir novos horizontes profissionais aos cidadãos baianos, através da qualificação profissional é o caminho a seguir, para melhorar a qualidade de vida, de autoestima e em favor da qualidade dos produtos e serviços prestados pelo cidadão baiano”. Ele também agradeceu, em discurso no plenário da Câmara, ao secretário da Setre, Álvaro Gomes, ao superintendente da SUDET, Rubens Santiago e à coordenadora de Projetos Especiais Rosane Bittencourt, “pela participação nesta grande empreitada em benefício da Bahia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário