VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

PRF inicia Operação Aparecida 2015 nesta sexta feira

A 10ª Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal inicia na meia-noite de sexta-feira (9), a Operação Aparecida 2015, que segue até a meia-noite de segunda-feira (12). De acordo com a PRF, Estima-se um aumento em cerca de 40% no fluxo de veículos nos dias de maior movimentação, saída (sexta e sábado) e retorno (segunda), especialmente com destino aos locais turísticos, como nas BRs 324, 101, 116 e 242. Nos dois últimos anos (2013 e 2014), este feriado caiu em finais de semana, não sendo realizada operação especial, já que não apresentava a perspectiva de aumento de fluxo de veículos. Porém este ano, por ser na segunda-feira, poderá significar um aumento do fluxo de veículos e de ônibus de passageiros nas rodovias federais. (R7)




Nesta semana o presidente da FICC e Secretário de Trânsito de Itabuna, Roberto José, foi entrevistado pelo blog Políticos do Sul da Bahia e falou sobre sua gestão na FICC e sobre a possibilidade de ser candidato a prefeito em 2016. Confira a entrevista abaixo:


BLOG: Atualmente você é presidente da FICC e Secretário de Trânsito, qual dessas pastas você se identifica mais?


ROBERTO JOSÉ: Eu sou mais conhecido como ROBERTO DA FICC, pois iniciei os trabalhos na Gestão Vane na Fundação de Cultura e Cidadania, onde pudemos realizar uma verdadeira revolução na forma de atuação da fundacional. Fizemos uma mudança ética e estética, com um novo modelo de gestão e uma nova forma de se relacionar com o cidadão e com os artistas locais.
Porém, com as ações de MOBILIDADE URBANA, reclamadas pela população itabunense há décadas, como por exemplo, o fechamento e redirecionamento do fluxo na Avenida Juracy Magalhães, monitoramento eletrônico do trânsito nas Avenidas Princesa Isabel, Aziz Maron e Amélia Amado, reduzindo os índices de acidente em mais de 70%. Então, passamos a ser conhecido também, quase até confundido como sobrenome, ROBERTO JOSÉ DA FICC e SETTRAN.


BLOG: Qual projeto você pode citar como a sua marca como presidente da FICC?


ROBERTO JOSÉ: Implantação do Sistema Municipal de Cultura, criação do Fundo de Cultura, Conselho Municipal de Politicas Culturais, Diagnóstico Cultural e andamento do Plano Decenal de Cultura. Ações estas que possibilitarão o verdadeiro “pulo do gato” em termos de gestão, passaremos a ser política de Estado e não de governo, pois os governos passam, mas o Estado permanece, outrossim, com a participação e controle popular haverá o empoderamento popular aos projetos e programas da FICC.
Outra marca é a aprovação das contas da FICC junto ao TCM, ações que nos propiciou uma mudança ética na gestão da fundação. A total reforma do prédio da FICC, implantamos três unidades das Casas das Artes, e extensões, Banda de Fanfarra Municipal, Tenda Cultural itinerante, FELITA – Feira Literária de Itabuna, 
Vivarte, entre outros, que nos propiciou uma mudança estética.


BLOG: Quais benefícios a licitação do transporte pública vai proporcionar para os usuários?


ROBERTO JOSÉ: Num primeiro momento é importante enfatizar que esta é a primeira licitação que se tem noticia da história de Itabuna, pois antes ficava ao bel prazer e relação do prefeito com as empresas. Na gestão do Prefeito Vane houve a decisão de romper com esse modelo promíscuo que só prejudicava a população.


Dessa forma, ao assumir a gestão da SETTRAN providenciamos agilizar o processo licitatório, visando um novo panorama do transporte para garantir não só o direito de ir e vir do cidadão, mas igualmente a possibilidade de garantir que o mesmo seja conduzido ao seu destino de acordo com as tabelas de horário, sem problemas com a lotação, em segurança, diminuição do tempo de viagem de várias linhas com a implantação de uma ESTAÇÃO DE TRANSBORDO NO CENTRO DA CIDADE, criação de Lei que beneficia a população com o PROJETO DOMINGO É MEIA; integração física de linhas com a construção da Estação de Transbordo no Centro da Cidade; os ônibus deverão ter idade média de 5 a 7 anos e máxima entre 10 e 12 anos; um percentual de ônibus com ar condicionado e 100% do acessibilidade; Maior controle e fiscalização com a implantação do GPS (Sistema de Monitoramento Global por Satélite), e câmeras de monitoramento, implantação do aplicativo cittamobi para usuários em tempo real a fim de situarem- se quanto à localização da parada e tempo de chegada dos coletivos.


Por fim vamos melhorar consideravelmente o sistema, com isso estimular que o cidadão deixe seu veículo em casa e passe a fazer uso do sistema integrado de transporte público com mais comodidade e conforto. A referida licitação ainda vai melhorar em alguns aspectos a mobilidade urbana, pois vai nos propiciar o valor de outorga que será revertido em obras de mobilidade.


BLOG: Recentemente durante uma coletiva, o prefeito Claudevane Leite (PRB), fez deferência a vários projetos da FICC. Como você recebeu essas declarações do alcaide?


ROBERTO JOSÉ: Os projetos implementados pela FICC fazem parte do macro programa Cidade de Paz que visa a prevenção primária à violência, por meio da inclusão sociocultural dos jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, que a médio e longo prazo resultará na redução dos índices de violência em nossa Cidade, portanto, o Prefeito Vane sabe da importância dos projetos e programas da Ficc.


BLOG: Nos bastidores políticos, o comentário é que você se filiou ao PSD com o objetivo de ser candidato a prefeito. Realmente você pretende colocar o seu nome como candidato a prefeito?


ROBERTO JOSÉ: De fato estou filiado ao PSD, um partido forte que não faz parte da esquerda nem da direita desgastadas pela corrupção endêmica e sistêmica. É considerado um partido de centro, com a bandeira da social democracia, portanto, que representa o novo e que representa a nova política no Brasil.
Por isso associei minha imagem ao referido partido. O povo brasileiro e especificamente o povo itabunense busca um novo perfil de político, rejeitando a velha política e suas mazelas. No PSD de Itabuna o nome representado é o meu.
Vane foi muito sábio quando colocou para que os partidos de sua base decidissem o nome do candidato ao executivo municipal, dessa forma, o nome deve partir do consenso.


BLOG: O deputado federal Davidson Magalhães (PC do B) já colocou seu nome como candidato a prefeito. Existe a possibilidade de fazer um acordo para uma possível composição em 2016 entre vocês dois?


ROBERTO JOSÉ: Como já disse, o Prefeito Vane, foi sábio quando colocou para que os partidos de sua base façam as devidas análises e proponham os nomes. O consenso entre os partidos é que nomes sejam propostos e aquele que reunir melhores condições terá o nome efetivado como candidato.
Melhores condições significa melhor indicativo nas pesquisas eleitorais, maior possibilidade de aglutinação, menor rejeição. Volto a dizer, O Brasil está cansado da velha política, então qualquer política que lembre a velha forma de fazer política não será bem visto pelos eleitores, precisamos de um novo paradigma na política itabunense.


BLOG: Até 2012 você era uma pessoa que não tinha protagonismo na política, a partir de 2013 assumiu a FICC entrou na política. Como está sendo essa experiência na política, era o que você pensava?


ROBERTO JOSÉ: Política é responsabilidade, compromisso é gestão. Claro que existem novidades, assédios que muitas vezes me surpreendem, mas tenho que estar preparado pra tudo isso. Fui policial militar, sou policial civil, sou pesquisador na área de criminologia de ambientes – inclusive com pesquisa publicada em revista internacional, presido o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dirigi o Instituto terapêutico Renascer por anos.


Fonte;Verdinho N

Nenhum comentário:

Postar um comentário