VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Radialista é executado dentro de casa

Um crime chocou a população do município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, na noite desta quarta-feira (8). Segundo o site Política Bahia, o radialista Gilberto de Jesus Santos, conhecido como Beto Santos, atuava em uma rádio comunitária do bairro Parque das Mangabas. Gilberto foi executado dentro de sua casa na frente da mulher e dos filhos. Amigos e parentes da vítima postaram nas redes sociais e fizeram o comunicado do crime, contando detalhes do ocorrido. “Infelizmente gostaria de dar uma triste notícia com um amigo do povo da Mangabas, Beto Santos da rádio, três homens com capuz, invadiram á casa dele e matou ele na frente da família, deixou mulher e quatros filhos”, informa a postagem.



TRANSPORTE URBANO: PREFEITURA COBRA CUMPRIMENTO DE ACORDO

Elvis Souza explica como está o cronograma de substituição dos veículos antigos - Foto Eric Souza
O secretário de Transporte e Trânsito de Itabuna, Roberto José da Silva, esteve em audiência nesta terça-feira (8) com o diretor da Associação das Empresas de Transporte Urbano (AETU) de Itabuna, Elvis Souza. O titular da SETTRAN foi cobrar do diretor da AETU o cumprimento do acordo firmado entre as concessionárias de transporte coletivo da cidade e a prefeitura sobre a substituição de ônibus antigos por veículos novos ou seminovos.

 Souza explicou que até o momento já chegaram em Itabuna 11 ônibus seminovos. “Está previsto para chegar até o próximo dia 25 mais dez veículos novos para atender ao acordo que foi feito. Em se tratando dos veículos seminovos que chegaram, alguns são do ano de 2011 e 2010, tendo sido cumprida a primeira parte do acordo”, disse.
Roberto José, a direita, cobra chegada dos veículos novos até o dia do aniversário de Itabuna - Foto Eric Souza
 Souza explicou ainda que uma das concessionárias adquiriu, fora dos termos do acordo, veículos do ano de 2008. “Esses foram os veículos que vieram de uma empresa localizada em Uberlândia. Por causa disso, esses veículos ainda não tiveram a documentação transferida para Itabuna e nós tínhamos duas opções: ou deixar esses veículos parados no pátio e aguardar o trâmite burocrático ser resolvido [a transferência da documentação] ou colocar os carros em funcionamento mesmo com a documentação ainda estando como se os veículos fossem de Uberlândia. E nós escolhemos a segunda opção por compreendermos que a utilização de veículos do ano de 2008 nos permite tirar de circulação veículos mais velhos dos anos de 2002 e 2003, oferecendo, assim, um serviço de maior qualidade para os usuários”.
 O secretário de Transporte  e Trânsito de Itabuna, Roberto José da Silva, questionou a AETU ainda sobre o prazo de validade dos créditos que foram adquiridos antes da vigência do novo valor da tarifa, e que podem ser perdidos parcialmente a partir do dia 10 de agosto. Souza explicou que a aquisição dos vales-transportes é feita pelas empresas que contratam os trabalhadores. “A política de uso desse benefício varia de empresa para empresa, que pode decidir, junto com os seus funcionários, quantos créditos cada um receberá, quantos serão usados em cada dia, se poderão ser utilizados no fim de semana, etc. Se, por acaso, os créditos acumulam de um mês para outro, a legislação federal indica que os mesmos podem ser usados num prazo de até 30 dias após a data de aumento da tarifa e o município estende esse prazo para 90 dias, ou seja, 3 meses após o aumento. Ou seja, é preciso averiguar quais cartões são esses cuja quantidade de créditos não é consumida dentro de um prazo de 3 meses e só quem pode fazer essa averiguação são os usuários e as empresas que pagam pelas recargas dos cartões”, explicou.
Secretário acompanha de perto o funcionamento da Expresso Rio Cachoeira - Foto Eric SouzaRoberto José da Silva considerou muito positivos os esclarecimentos feitos pelo diretor da AETU, observando que, “dentro do que foi firmado entre empresas e município, teremos todas as condições de comemorarmos no dia do aniversário de Itabuna, a chegada de 10 ônibus novos”. Roberto observa ainda que “Itabuna está caminhando a passos largos para que a licitação seja realizada e que no próximo dia 11 de agosto será realizada já uma Audiência Pública para discutir junto com a população em geral os termos gerais do processo licitatório. Nessa instância, todos os usuários poderão e deverão opinar sobre o que de fato querem em Itabuna em termos de serviços de transporte urbano”, disse o secretário, que defende o modelo de gestão participativa e democrática no processo de tomada de decisões das questões de mobilidade urbana.

NOVA ROTATÓRIA NA JURACY MAGALHÃES: PREFEITO E SECRETÁRIO VISITAM OBRA

IMG-20150709-WA0067
O prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite, e o secretário de Transporte e Trânsito, Roberto José da Silva, visitaram na manhã desta quinta-feira (9), a obra de implantação da rotatória da Avenida Juracy Magalhães. A intervenção faz parte do pacote de obras organizado pelo Programa de Mobilidade Urbana lançado em maio pela prefeitura.

Para execução da obra, a SETTRAN conta com o apoio e a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR)  e também da empresa “Postos Universal”, que o faz através do Programa “Adote Uma Praça”. A previsão é de que a obra seja concluída nos próximos 20 dias e é uma das últimas ações numa iniciativa histórica de humanizar o trânsito naquela região através do fechamento de retornos que causavam muitos acidentes,  instalação de placas e sinalização vertical, instalação de novos semáforos e de uma ilha.
A obra completa contempla a Avenida Juracy Magalhães propriamente dita e ruas do seu entorno, melhorando o acesso para locais como o Hospital Manoel Novaes, a Ponte Nova e um supermercado existente na localidade. Acompanhando o prefeito, estiveram presentes também o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Junior e o chefe de gabinete, Silvas Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário