VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Fundação Marimbeta: 1 mil alunos serão atendidos nos sitios

A Fundação Marimbeta está com inscrições abertas, para o segundo semestre a meta é atender 1000 (mil) alunos em todos os seus 04 Sítios ativos. As novidades ficam por conta da inclusão de novas oficinas como dança, canto coral e das novas modalidades nas oficinas de esporte, dentre elas, capoeira, voleibol, basquetebol e handebol. Na área profissionalizante, a reabertura das oficinas de padaria e serigrafia no sítio I e o ingresso da nova oficina de mecânica para bicicleta, moto e carro, segundo o servidor Luciano Pinho, contempla o principal objetivo da gestão, que é possibilitar o encaminhamento profissional de jovens atendidos pela Fundação.

Prefeito, Mestres e Vereador discutem projeto da capoeira



O vereador Jairo Araújo, acompanhado dos mestres de capoeira Ninja e Risadinha, estiveram em audiência com o prefeito Vane, na manhã desta quarta-feira, 8, no sentido de discutir a viabilidade do projeto de lei de autoria de Jairo que incentiva, através de convênios a capoeira nas escolas municipais.

O mestre Ninja, que é presidente do Conselho de Mestres da ACERECITA,(Associação Cultural, Esportiva, Recreativa e Educacional Capoeira de Itabuna)  afirmou que  “a capoeira deu um grande salto, pois hoje é Patrimônio Cultural Imaterial reconhecido tanto em âmbito nacional, quanto internacional."

Araújo ressaltou que o projeto daria um suporte a capoeira. "Não podemos deixar a cultura e a arte que é um patrimônio do povo baiano sem uma segurança. A ideia do projeto busca verificar a possibilidade de conseguir um convênio com o conselho de mestres, dando segurança pois não precisaria da boa vontade ou não do gestor para funcionar."

O prefeito Vane, que já tinha conhecimento do projeto se mostrou muito favorável a sansão da lei. "Apesar das dificuldades que o município enfrenta, da crise financeira, eu gostaria de colocar isso em funcionamento ainda nesse ano." O prefeito disse ainda que incluiria a secretaria de educação no processo de expansão da atividade com capoeira.

O projeto de Jairo Araújo é visto como estratégia para estimular o jovem a ter uma vida saudável e reduzir os índices de violência infanto-juvenil em Itabuna.
Se aprovado na câmara e sancionada pelo prefeito, o projeto deverá começar seu funcionamento com um plano piloto e avançando gradativamente para outras escolas do município. O presidente da FICC Roberto José e Marivaldo Silva também participaram da reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário