VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Moradores da região da Urbis IV indicam propostas ao Orçamento Participativo



Moradores dos bairros Maria Matos (Rua de Palha), Jorge Amado, Sinval Palmeira, Campo Formoso, Morumbi, Brasil Novo e Nova Itabuna participaram na tarde de hoje, no auditório do Centro de Esportes Unificados - CEU, na Urbis IV, da segunda audiência pública de debates das propostas da população para o Orçamento de 2016. Na reunião do Programa Orçamento Participativo técnicos da Secretaria de Planejamento e Tecnologia recolheram reivindicações e propostas nas áreas da assistência social, cultura, esporte e recreação, saúde, educação e infraestrutura. 
Na ocasião os técnicos também esclareceram dúvidas dos participantes e explicaram o que é de responsabilidade do Poder Público municipal e o que cabe ao poder Estadual resolver ao ouvir sugestão do morador Ascelino Ferreira, residente no bairro Nova Itabuna, que pediu a reforma da Escola Municipal Raimundo Ferreira e a construção de um colégio para o ensino médio. O diretor de Planejamento, Rosivaldo Pinheiro, ressaltou a importância da apresentação de sugestões ao orçamento municipal do próximo ano para investimentos e prioridades para melhorar a qualidade de vida da população.
“A reforma da escola municipal já esta no Orçamento de 2015 e deve iniciada pela Secretaria Municipal de Educação. Já a questão da escola de nível médio depende de projeto do Governo do Estado. Mas nada nos impede de pleiteá-la, principalmente pela necessidade dos estudantes”, disse Rosivaldo Pinheiro.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Jorge Amado, José Wilson Batista dos Santos, pediu ao município investimentos para construção de um campo de futebol. “Sofremos com muitos outros problemas, mas agora que foram anunciadas as obras do Pacão, cuja licitação começou hoje na Prefeitura estamos mais confiantes. Vamos fiscalizar estes investimentos. Mas sentimos a necessidade da construção do campo de futebol. Espero que também seja ponto de reivindicação de outros moradores e representantes comunitários”, expressou.
Além de poder apresentar sugestões qualquer pessoa pode se eleger delegado de sua região, durante as plenárias setoriais que são promovidas em 13 regiões até o dia 9 de julho. Amanhã, dia 12, a plenária será na Escola Municipal de Trânsito, no Lomanto Júnior, reunindo moradores daquele bairro e do Santa Catarina, Odilon, Manoel Leão, Mangabinha e comunidade da Bananeira.  São eixos temáticos: saúde, educação, infraestrutura, mobilidade urbana, desenvolvimento econômico e social, agricultura e meio ambiente, esporte e cultura e lazer. A grande plenária, reunido moradores de toda a cidade, será no dia 18 de julho, a partir das 8 horas, na FTC, quando serão escolhidas 14 propostas que devem ser incluídas no Orçamento do próximo ano.



Acabam oficios físicos em Vara de Itabuna

Pelo menos uma estante a menos, mais espaço para circulação no cartório e maior velocidade na tramitação dos feitos. Esse é o saldo da digitalização de 733 processos da Vara do Júri e de Execuções Penais de Itabuna. Os processos foram digitalizados pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), em Salvador, em uma sala especial montada no Fórum Criminal, que também trabalha com outras unidades. Mas o apoio do grupo não se limitou a dar um fim aos processos físicos. A transferência dos autos para a capital veio acompanhada de uma designação do juiz Antonio Faiçal, coordenador do GMF, para responder pelos processos. Assim, foram dadas 102 sentenças de extinção, realizados 117 cálculos de tempo para benefícios – progressão de regime, livramento condicional e término de pena – e expedidos 306 ofícios de baixa processual. (A Região)

Nenhum comentário:

Postar um comentário