VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 27 de maio de 2015

ADASB alerta para invasões na área da Barragem Rio Colônia em Itapé

A Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia (ADASB) lança o alerta para uma problemática que pode protelar ainda mais as obras de construção da Barragem Rio Colônia, em Itapé. O empreendimento beneficiará mais de 210 mil moradores dos municípios de Itapé e Itabuna, garantindo maior regularidade no abastecimento de água, no entanto, esta semana, uma propriedade que está situada no perímetro da obra foi invadida por integrantes de Movimentos Sociais.
“Preocupada com a situação a ADASB traz a público esta notícia e ao mesmo tempo informa que tomará as devidas providências, cobrando do Poder Público que adote as medidas cabíveis que possam resguardar a obra”, frisou o presidente da ADASB, Elder Fontes. A invasão ocorreu na segunda-feira (25), em uma área de 300 hectares da Fazenda Canaã, em Itapé, propriedade do agropecuarista João Sobral.
Cerca de 50 pessoas já começaram a montar acampamento no local, mas ainda não apresentaram reivindicações. Acredita-se que eles aproveitaram o momento de letargia para conclusão da Barragem Rio Colônia, já que a mesma encontra-se paralisada. “Outros fazendeiros também estão inseguros. Eles temem que o movimento avance de tal modo para outras propriedades e atrapalhe a retomada das obras assim que o Governo do Estado resolver pendências de licitação que provocaram a paralisação”, completou o vice-presidente da ADASB, Edimar Margotto Jr.
A ADASB lembra que a referida invasão atinge não somente os proprietários das fazendas, mas a população regional como um todo, pois a Barragem se trata de uma reivindicação antiga de toda região que deve solucionar o problema de escassez de água em Itabuna.  O equipamento permitirá a manutenção regular da vazão dos rios Colônia, Salgado e Cachoeira durante todo o ano, e ainda abastecerá os empreendimentos atraídos pelo Porto Sul.
Ela é considerada a solução para o abastecimento de água em Itabuna e para a perenização do rio Cachoeira. Tem investimentos provenientes de recursos federais e do Governo do Estado e ocupará uma área de 1621 hectares, com capacidade para armazenar 62 milhões de metros cúbicos de água, garantindouma vazão de 1.400 litros por segundo.




Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente debate Plano Decenal
           
Para discutir o Plano Decenal dos Direitos da Criança e o Adolescente no Município, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA com o apoio da Prefeitura de Itabuna está realizando hoje a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Com o tema “Fortalecendo os Direitos da Criança e do Adolescente”, o evento acontece no SEST/SENAT. Além de propor estratégias para melhorar a política de atendimento à criança e ao adolescente também é um foro que avalia a rede de proteção.
Presidente do CMDCA e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, o secretário de Transportes e Trânsito, Roberto José da Silva, ressalta que o evento também será voltado para estabelecer e aprimorar a Política Pública Municipal de Atenção a Crianças e Adolescentes. Segundo ele, com a Conferência, o Conselho promove ampla discussão sobre o sistema de garantia dos direitos, fortalecimento e monitoramento da aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como estimula a participação do público infanto-juvenil. 
            A programação prevê o debate com base em eixos como a promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e adolescentes; protagonismo e participação; controle social e efetivação dos direitos e gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Os assuntos serão debatidos através de palestras e mesa de diálogo com a participação de Celeste Seara, Michel Farias, Andréa Muniz e Roberto José, além de trabalhos em grupo. Também está prevista apresentação cultural de alunos do programa Viv-A-Rte e plenária de apresentação e validade dos relatórios discutidos pelos grupos temáticos.
            Durante a IX Conferência Municipal também serão escolhidos delegados às conferências estadual e nacional, conforme orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA.




Prefeitura de Itabuna e empresas recuperaram praças e canteiros

Os canteiros de parte da Amélia Amado e da Avenida Juracy Magalhães são as primeiras áreas públicas em processo revitalização por empresas que aderiram ao Projeto Adote uma Praça, instituído pela Prefeitura de Itabuna.  O primeiro espaço a ficar ponto foi um trecho da Amélia Amado adotado pela Churrascaria Boi Bom e Posto Universal, que plantaram grama e palmeiras e urbanizaram o local após o recapeamento executado pela Prefeitura com apoio do Governo do Estado.
Pelo cronograma da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur o próximo espaço público que será totalmente revitalizado é o canteiro da Juracy Magalhaes, cuja obra já foi iniciada com a remoção das placas de cimento e concreto que serão substituídas por grama, palmeiras e mudas de bougainville para embelezamento. Aquele local foi adotado pelas empresas Pai Mendonça e Conlar.
Nessa primeira etapa do Projeto Adote uma Praça está prevista ainda a recuperação das praças Olyntho Leone, no centro, e da Amizade e Pastor Hélio Lourenço, no bairro Góes Calmon. As empresas ACE Curso de Idiomas, Shopping Jequitibá e M.H Souza Freitas já estão concluindo projetos de revitalização para aprovação pelo município. A Praça da Amizade será contemplada com paisagismo, rampas para acessibilidade, equipamentos e brinquedos para crianças menores de 10 anos.
A Praça Pastor Hélio Lourenço ganhará equipamentos esportivos e de lazer, já que é utilizada para a prática diária do futevôlei por um grupo de desportistas e atividades físicas pela Associação Itabunense de Atletismo – AIA, enquanto a Olynto Leone terá canteiros, bancos e calçadas totalmente recuperados. Já nas imediações da Rua José Alves dos Reis, no bairro Jardim Vitória, deverá ser construída uma praça em parceria com empresa Engkah Engenharia.
Além disso, está prevista a revitalização do canteiro da Avenida Princesa Isabel, no trecho entre os bairros Banco Raso e São Caetano. O espaço será recuperado em parceria com a empresa Rota Transportes, que se integrou ao programa Adote uma Praça. Pelo contrato com o município todas as empresas se comprometem em revitalizar os espaços públicos, mantê-los iluminados e limpos, em condições de uso pela população, em troca da colocação de placas de marketing e propaganda de suas marcas. Mais empresas estão se habilitando no esforço da Prefeitura de melhorar a estética e paisagismo da cidade.



Dia Nacional de Paralisação e Manifestações

Os deputados aprovaram o PL 4330 – da Terceirização. Você sabe o que isso significa para nós trabalhadores? Seremos demitidos em massa. Os trabalhadores diretos serão substituídos por empresas terceiras, que contratam trabalhadores com salário menor e maior carga de trabalho. Isso significa também, que acidentes, doenças e mortes no trabalho vão aumentar. Na verdade querem acabar com a CLT. Também lutamos contra a Medida Provisória (MP) 664, que muda as regras para a concessão do auxílio-doença e pensão por morte, e contra a MP 665, que dificulta o acesso ao abono salarial e ao seguro-desemprego, prejudicando especialmente os mais jovens. Essas medidas adotadas fazem parte do pacote de ajuste fiscal que prevê profundos cortes no orçamento da União, mas mexendo no bolso dos trabalhadores e dos mais pobres. Você que é assalariado, participe dessa luta. Cruze os braços e não vá ao seu local de trabalho nessa sexta, para que as conquistas históricas e nossos direitos sejam respeitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário