VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Prefeito Vane e diversos prefeitos da Bahia participam do evento em capacitação de servidores no auditório do SEST-SENAT


A UPB está realizando uma série de encontros pelo interior do estado, promovendo a capacitação de gestores e servidores municipais. O Capacita Municípios busca sanar a dificuldade que muitas prefeituras têm por falta de servidores capacitados para exercer a função administrativa. Outro fator importante nesses encontros é disponibilizar aos municípios, capacitação técnica totalmente gratuita, diminuindo custos para as prefeituras, uma vez que os encontros foram regionais. Nesta terça feira, dia 06 de janeiro, o curso será apresentado aos servidores do município de Itabuna e região. O local é SEST SENAT, Avenida José Soares Pinheiro, n.2056, Centro.
O evento conta com a parceria da prefeitura de Itabuna, CDS Litoral Sul, Ciapra, Cima, CDS Costado Descobrimento, Consórcio Extremo Sul, Amurc, Amubs e Apes. Entre os temas que serão analisados estão: Planejamento Fiscal versus Endividamento Previdenciário Municipal, Publicidade Institucional e a Contratação Legal dos Serviços, Oportunidades para Ampliar a Arrecadação de Recursos Municipais e Contrato de Repasse, Financeiro, PMAT e RPPS.
Itabuna
Toda essa preocupação da diretoria da UPB com a gestão pública municipal é para que o prefeito possa realizar uma gestão plena, consciente de seus deveres. Afinal, o gestor é muito cobrado e fiscalizado. É o ente federativo mais fiscalizado. Seja pelos tribunais de contas da União, Estado ou Municípios, Controladoria Geral da União, Conselho Municipal, Câmara de Vereadores e Ministério Público. Diante disso o prefeito tem que ter mais cuidados com suas ações, fazer planejamento, controle interno e outros serviços de interesse da comunidade.
A maratona de encontros debate entre outros temas, os aspectos relevantes na apuração das despesas de pessoal com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, transparência e controle, orientações sobre prestação de contas e os principais pontos de rejeição de contas. A presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria afirmou durante os encontros que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é um marco de responsabilidade na gestão pública.
Quitéria salientou ainda: “Em mais de dez anos de existência, a Lei passou apenas por uma alteração para incluir a Lei Complementar 131 (Lei da Transparência), enquanto isso, mais de 150 novos programas do governo federal foram criados para o município executar, ou seja, a lei está defasada e precisamos estar mais atentos ao seu cumprimento”.
Satisfeita com o saldo positivo dos eventos, a presidente da UPB afirma que “por onde passou, o Capacita Municípios, presenciou a satisfação dos prefeitos, vereadores e demais servidores municipais que participam dos encontros”.

PRINCIPAIS AVENIDAS DE ITABUNA RECEBEM MELHORIAS COM A OPERAÇÃO TAPA BURACOS

ON . POSTED IN DESENVOLVIMENTO URBANO

A Prefeitura de Itabuna iniciou nesta semana os serviços do Programa Permanente de Recuperação e Manutenção de Vias nas principais avenidas do centro e dos bairros. Executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Sedur, o programa garante a melhoria das condições do asfalto com a realização da operação tapa-buracos e recapeamento asfáltico em alguns trechos.
Operação tapa-buracos melhora principais avenidas de Itabuna - Foto Wilson Oliveira 3
Operação tapa-buracos melhora principais avenidas de Itabuna
Na segunda e terça-feira operários da Sedur realizou a manutenção das avenidas Manoel Chaves, no bairro São Caetano; Félix Mendonça, no Góes Calmon; e Ilhéus, no centro, com o apoio de um rolo compactador e uma caçamba. Simultaneamente, outras equipes realizaram os serviços de limpeza com varrição, capina e roçagem de canteiros.
Para a comerciante Jucilene Souza Santos, a Avenida Manoel Chaves precisava deste trabalho para melhorar as condições de tráfego de veículos e pedestres. "Estou contente com a preocupação da Prefeitura em melhorar uma das principais vias de acesso, que é também uma das entradas da cidade. Aqui existe um intenso fluxo de carros, motos e ônibus a qualquer hora do dia ou da noite", destaca.
Operação tapa-buracos melhora principais avenidas de Itabuna - Foto Ricardo Mascarenhas 2 - Cópia
Já o motorista Weldon Moreira Silva observa que a via estava precisando de uma arrumação por conta da situação desconfortável com a quantidade de buracos, principalmente após as chuvas do início do verão. "Diversos acidentes já aconteceram nesta avenida. Agora teremos mais conforto e acima de tudo mais segurança", disse Wendel, enquanto assistia satisfeito à atividade de manutenção da via executada pelos operários da Sedur.
________________

PREFEITO DE ITABUNA E DE OUTROS MUNICÍPIOS REGIONAIS VÃO AO SECRETÁRIO DE SAÚDE.

O prefeito Claudevane Leite e pelo menos mais seis prefeitos terão uma audiência amanhã à tarde, em Salvador, com o secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, quando reivindicarão maior apoio do Governo do Estado na luta pelo aumento do financiamento da saúde em Itabuna, que é a cidade-polo para os atendimentos de moradores da região. A reunião foi agendada pela presidente da União de Municípios da Bahia – UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria. Também participará do encontro o presidente da AMURC e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana. O apoio da UPB e da AMURC à luta de Itabuna por mais recursos da Saúde foi definida em reunião esta manhã entre Vane, Quitéria e Lenildo.
Gestores municipais em Encontro Regional em Itabuna
Gestores municipais em Encontro Regional em Itabuna
Na reunião, o prefeito de Itabuna vai reforçar a reivindicação que já apresentou ao governador Rui Costa, de que sejam incorporados aos repasses da Plena os valores acordados no ano passado, com o pagamento da soma retroativa a novembro de 2013, quando foi definido o retorno do comando único da saúde para o município. Além do prefeito, o secretário de Saúde Eric Ettinger também estará presente à audiência com o secretário Fábio Vilas-Boas. Eles querem que o governo do estado assuma um compromisso maior com a saúde regional, em especial no apoio à manutenção de serviços prestados por clínicas e hospitais credenciados no município.
"Buscamos o retorno da Plena porque não era aceitável que Itabuna, polo regional, com um hospital de base, não pudesse gerir os recursos da saúde. Entendemos que a volta da Plena nos daria condição de ampliar a prestação de serviço. Infelizmente, nos deparamos com problemas no repasse dos valores e mantivemos negociação duradoura com o governo do estado e até com o Ministério da Saúde, porque entendemos que a população não pode ficar prejudicada", afirma o Vane, que já manteve reuniões com o ministro Arthur Chioro e com os ex-secretários estaduais Jorge Solla e Washington Couto, sempre buscando o aumento do teto financeiro para a manutenção da Plena. Segundo o prefeito, o próximo encontro para defender melhorias na saúde de Itabuna e região deverá ser em Brasília com Arthur Chioro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário