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quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Divulgados locais de prova para concurso do Tribunal de Justiça da Bahia


Divulgados locais de prova para concurso do Tribunal de Justiça da Bahia
Foto: Angelino de Jesus
Já estão disponíveis no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV) as informações sobre os locais de provas do concurso para servidores do Tribunal de Justiça da Bahia, que acontecerá no próximo dia 25 de janeiro. Os candidatos devem acessar o site da FGV e localizar os locais de Salvador e das seis cidades do interior em que as provas serão aplicadas. Conforme informado no edital do concurso, os inscritos não receberão cartões de prova - todos devem obter as informações no site da Fundação Getúlio Vargas. De acordo com o edital, a distribuição dos candidatos foi determinada pelo cargo escolhido, pela ordem alfabética dos nomes, em função dos candidatos farão as provas para analista e técnico, e pelo atendimento especial solicitado.
Para ver o seu local de prova, clique aqui.


A cada 40 mil quilometro você tem que trocar a correia dentada de seu carro se partir os dentes empena o cabeçote é o prejuízo pode passar de 800 reais.


Depois do Motor agora foi a vez do arranque levei na oficina de Cloves na rua São Francisco no bairro de Fátima e logo foi consertado só cobrou as peças obrigado amigo.

Agora vou levar no Gordo do radiador está baixando muita água.
Agradeço por toda essa paranoia e despesas ao meu amigo passarinho quem me vendeu este carro ainda faltam 18 prestações para eu poder vender. E se Deus quiser comprar um semi-novo.


No sábado nas proximidades do semi anel já para chegar em casa o painel do meu carro acendeu todas as luzes inocentemente e sem saber o que aconteceu desci a ladeira do viaduto com o carro engrenado  ainda tentei ligar mais sem sucesso.
Resultado meu vizinho que entende um pouco detectou o problema foi a correia dentada rebocamos para minha porta e na manhã desta segunda Nilton da Oficina Ferrari do bairro de Fátima veio até o Jardim América e rebocou o mesmo .
trocamos a correia e o tensor mais não teve jeito desmontamos o moto e o cabeçote foi para retifica.
Não me desesperei em nenhum momento porque tenho Deus comigo e quem tem Deus a casa nunca cai.
Mandei fazer o serviço é fui atrás de meus amigos poderia de imediato ligar para meu amigo prefeito Vane ou os vereadores Ronaldão e Aldenes até mesmo pra meus amigo Alcântara,Aragão plásticos ou secretário Oton. Mais meu amigo Sérgio Sepúlveda diretor administrativo do axé da sorte soube do problema na manhã desta segunda-feira me ligou  e me deu mil reais para consertar o carro.
É meus amigos, quem tem Deus no coração e faz boas ações sem querer nada em troca em momentos de aflições seus verdadeiros amigos lhe estendem as mãos.
Obrigado meu deus!  

Saiba quando trocar a correia dentada do carro

Motor de passo também precisa ser verificado. 
Especialista esclarece essas e outras dúvidas de leitores.
Ricardo Lopes da Fonseca
Especial para o G1
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Ampliar FotoFoto: TV Globo/Reprodução

Manutenção preventiva garante o bom funcionamento do veículo (Foto: TV Globo/Reprodução)

Troca da correia dentada, verificação do motor de passo, uso de aditivo no radiador. Procedimentos como esses são importantes, mas demandam cuidados, por isso, o G1 esclarece nesta quinta-feira (18) dúvidas dos leitores sobre os cuidados com esses e outros componentes do carro. Confira as respostas.




Quando devo trocar a correia e o amortecedor? 
- Wanderson 
A correia dentada do motor deve ser checada quando completar 40.000 km. Conforme a condição poderá se prolongar sua troca para os 50.000 km. Após essa quilometragem, a correia perde sua eficiência e pode causar uma ruptura, que acarreta diversos estragos ao motor. Quanto ao amortecedor é bom fazer inspeções a cada 20.000 km ou antes disso, se perceber algo diferente, como ruídos, batidas e mesmo uma instabilidade. O vazamento é o sinal extremo de que o funcionamento do amortecedor já não está de acordo. Para saber se o amortecedor está bom, você pode fazer checagens em lojas especializadas. Quando atingir 40.000 km já entra no período de troca, que pode se estender até os 60.000 km, conforme o modelo e fabricante.




 O que é motor de passo? Fiz uma revisão no carro e tem limpeza dos bicos injetores, limpeza do corpo... Tudo é referente à revisão do motor? 
- Tadeu Mano 
Esses serviços detalham a manutenção de limpeza do sistema de injeção. O motor de passo também pode ser chamado como atuador da marcha lenta, que é um mecanismo regulador da marcha lenta do motor. Quando apresenta problemas, geralmente sujeira, o motor tende a ficar acelerado.

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Colocar água no radiador não basta (Foto: TV Globo/Reprodução)

Eu queria saber se no radiador do carro posso colocar apenas aditivo. 

- José Carlos 

Somente o uso de aditivo não é recomendado em nenhuma hipótese. O componente do aditivo prevê a adição proporcional de água. Essa quantidade pode variar conforme o fabricante e sua função só será eficaz se a formulação estiver em ordem, nesse caso com a devida proporção de água. Vale ressaltar que o sistema de arrefecimento deve ser inspecionado ao menos uma vez por ano. Nessa inspeção, é fundamental fazer a limpeza, que esgota toda a água, limpa o radiador, confere as mangueiras de borracha e mantém o sistema livre de resíduos que podem impregnar o bloco e desse modo diminuir a eficiência na refrigeração do motor. A falta de água no arrefecimento faz o motor ferver e a consequência é uma só, o motor poderá fundir. 


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Disco de freio inclinado (Foto: DFTV/Reprodução)

Quando a pastilha de freio apita, é sinal de que ela precisa ser trocada? 

- Paulo Izidio Nogueira Martins 

Quando o freio de um carro faz um ruído estranho, a primeira providencia a tomar é checar o sistema com um mecânico de confiança. Uma possibilidade é o material de atrito estar gasto, assim o indicador de desgaste – em alguns modelos apenas - vai tocar o disco de freio e produzir um som agudo, como se fosse um apito. Isso significa que o carro precisa de pastilhas novas. Se não tiver irregularidade, o assobio pode ter uma série de explicações, como sujeira acumulada em um dia chuvoso: ao acionar o freio, o atrito das pastilhas com a sujeira no disco pode provocar o barulho. Ou ainda em razão do material empregado na fabricação das pastilhas de freio, que deixaram de utilizar amianto e assim ficou “comum” o chiado no freio. É importante lembrar-se de realizar uma inspeção periódica nas pastilhas a cada 5.000 km.


Com 2.000 km rodados e oito meses de uso, é necessária a troca de óleo? 

- José Antonio 

A troca é necessária sim, pois a vida útil do óleo do motor depende, além da sua composição, também do tempo de uso, pois mesmo que a quilometragem não for atingida, a cada seis meses é necessário fazer a troca do óleo. Quanto à composição, o óleo do tipo mineral tem o prazo de troca estipulado a cada 5.000 km, semi-sintético a cada 10.000 km e sintético a cada 20.000 km. Independente da quilometragem. Fique atento também para outro detalhe importantíssimo: sempre fazer a substituição do filtro ao mesmo tempo em que se coloca óleo novo.


Dirigir utilizando sempre o freio motor diminui a vida útil do motor? 

- Maykell 

Se utilizado de forma adequada, o freio motor não implica dano algum ao motor, porém, antes de tudo vamos explicar o que é essa prática. O freio motor nada mais é que utilizar as rotações do motor para ajudar a diminuir ou controlar a velocidade. Esse termo na verdade é uma redução de marcha com o intuito de fazer o motor girar mais enquanto a velocidade abaixa. Por exemplo: se você está em um declive em quarta marcha e não quer correr o risco de uma falha no freio, você reduz uma marcha. O motor passa a ter mais rotações. Se não se sentir seguro ainda, reduza mais uma. Com essa prática o motor gira mais e o carro não aumenta a velocidade. Vale lembrar que não se deve reduzir as marchas abruptamente, isso pode causar trancos desnecessários e até acarretar algum dano. Quando for utilizar o freio motor, tire o pé do acelerador e ao pisar na embreagem dê leves aceleradas a fim de facilitar o engate da marcha. Com isso, as reduções ficam mais suaves. Não esqueça que, de acordo com a legislação de trânsito, é proibido andar com o carro em marcha neutra, mais conhecido por “banguela”.



Ampliar FotoFoto: Editoria de Arte/G1

Rodízio de quatro e cinco pneus (Foto: Editoria de Arte/G1)

Uma grande dúvida que muita gente tem é relacionada às rodas, como alinhamento, balanceamento e cambagem. Quando é preciso checar esses itens? 

- Arnaldo Amaral 

O balanceamento deve ser realizado sempre que se perceber alguma trepidação no volante ou a cada 5.000 km. Já o alinhamento de direção deve ser realizado sempre que o motorista sentir que o veículo está com um comportamento inadequado, ou seja, puxando para um dos lados ou a cada 10.000 km. A cambagem deve ser feita, ou ao menos conferida, sempre que se fizer o alinhamento. 


No Corolla automático, no câmbio tem dois botões. O que faz cada um? Para engatar a marcha preciso apertar o maior? 
- Luiz Alvino 
O botão maior é utilizado para mover a alavanca entre as posições. Sem apertar esse botão a alavanca fica travada, principalmente na posição P, quando parado ou estacionado. Já o botão menor é um dispositivo chamado “overdrive” e é identificado pela sigla O/D. Na prática, trata-se de acionar uma sobre marcha, que no caso do Corolla seria a quarta marcha. Pode utilizá-lo o tempo todo ativado, porém para fazer uma ultrapassagem ou pegar uma subida íngreme é recomendável desativar.

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