VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

A cada 40 mil quilometro você tem que trocar a correia dentada de seu carro se partir os dentes empena o cabeçote é o prejuízo pode passar de 800 reais.


No sábado nas proximidades do semi anel já para chegar em casa o painel do meu carro acendeu todas as luzes inocentemente e sem saber o que aconteceu desci a ladeira do viaduto com o carro engrenado  ainda tentei ligar mais sem sucesso.
Resultado meu vizinho que entende um pouco detectou o problema foi a correia dentada rebocamos para minha porta e na manhã desta segunda Nilton da Oficina Ferrari do bairro de Fátima veio até o Jardim América e rebocou o mesmo .
trocamos a correia e o tensor mais não teve jeito desmontamos o moto e o cabeçote foi para retifica.
Não me desesperei em nenhum momento porque tenho Deus comigo e quem tem Deus a casa nunca cai.
Mandei fazer o serviço é fui atrás de meus amigos poderia de imediato ligar para meu amigo prefeito Vane ou os vereadores Ronaldão e Aldenes até mesmo par meus amigo Alcântara,Aragão plásticos ou secretário Oton, mais meu amigo Sérgio Sepúlveda diretor administrativo do axé da sorte soube do problema na manhã desta segunda-feira me ligou  e me deu mil reais para consertar o carro.
É meus amigos, quem tem Deus no coração e faz boas ações sem querer nada em troca em momentos de aflições seus verdadeiros amigos lhe estendem as mãos.
Obrigado meu deus!  



Saiba quando trocar a correia dentada do carro

Motor de passo também precisa ser verificado. 
Especialista esclarece essas e outras dúvidas de leitores.
Ricardo Lopes da Fonseca
Especial para o G1
Tamanho da letra
Ampliar FotoFoto: TV Globo/Reprodução

Manutenção preventiva garante o bom funcionamento do veículo (Foto: TV Globo/Reprodução)

Troca da correia dentada, verificação do motor de passo, uso de aditivo no radiador. Procedimentos como esses são importantes, mas demandam cuidados, por isso, o G1 esclarece nesta quinta-feira (18) dúvidas dos leitores sobre os cuidados com esses e outros componentes do carro. Confira as respostas.



Quando devo trocar a correia e o amortecedor? 
- Wanderson 
A correia dentada do motor deve ser checada quando completar 40.000 km. Conforme a condição poderá se prolongar sua troca para os 50.000 km. Após essa quilometragem, a correia perde sua eficiência e pode causar uma ruptura, que acarreta diversos estragos ao motor. Quanto ao amortecedor é bom fazer inspeções a cada 20.000 km ou antes disso, se perceber algo diferente, como ruídos, batidas e mesmo uma instabilidade. O vazamento é o sinal extremo de que o funcionamento do amortecedor já não está de acordo. Para saber se o amortecedor está bom, você pode fazer checagens em lojas especializadas. Quando atingir 40.000 km já entra no período de troca, que pode se estender até os 60.000 km, conforme o modelo e fabricante.



 O que é motor de passo? Fiz uma revisão no carro e tem limpeza dos bicos injetores, limpeza do corpo... Tudo é referente à revisão do motor? 
- Tadeu Mano 
Esses serviços detalham a manutenção de limpeza do sistema de injeção. O motor de passo também pode ser chamado como atuador da marcha lenta, que é um mecanismo regulador da marcha lenta do motor. Quando apresenta problemas, geralmente sujeira, o motor tende a ficar acelerado.

Ampliar FotoFoto: TV Globo/Reprodução

Colocar água no radiador não basta (Foto: TV Globo/Reprodução)

Eu queria saber se no radiador do carro posso colocar apenas aditivo. 
- José Carlos 
Somente o uso de aditivo não é recomendado em nenhuma hipótese. O componente do aditivo prevê a adição proporcional de água. Essa quantidade pode variar conforme o fabricante e sua função só será eficaz se a formulação estiver em ordem, nesse caso com a devida proporção de água. Vale ressaltar que o sistema de arrefecimento deve ser inspecionado ao menos uma vez por ano. Nessa inspeção, é fundamental fazer a limpeza, que esgota toda a água, limpa o radiador, confere as mangueiras de borracha e mantém o sistema livre de resíduos que podem impregnar o bloco e desse modo diminuir a eficiência na refrigeração do motor. A falta de água no arrefecimento faz o motor ferver e a consequência é uma só, o motor poderá fundir. 


Ampliar FotoFoto: DFTV/Reprodução

Disco de freio inclinado (Foto: DFTV/Reprodução)

Quando a pastilha de freio apita, é sinal de que ela precisa ser trocada? 
- Paulo Izidio Nogueira Martins 
Quando o freio de um carro faz um ruído estranho, a primeira providencia a tomar é checar o sistema com um mecânico de confiança. Uma possibilidade é o material de atrito estar gasto, assim o indicador de desgaste – em alguns modelos apenas - vai tocar o disco de freio e produzir um som agudo, como se fosse um apito. Isso significa que o carro precisa de pastilhas novas. Se não tiver irregularidade, o assobio pode ter uma série de explicações, como sujeira acumulada em um dia chuvoso: ao acionar o freio, o atrito das pastilhas com a sujeira no disco pode provocar o barulho. Ou ainda em razão do material empregado na fabricação das pastilhas de freio, que deixaram de utilizar amianto e assim ficou “comum” o chiado no freio. É importante lembrar-se de realizar uma inspeção periódica nas pastilhas a cada 5.000 km.


Com 2.000 km rodados e oito meses de uso, é necessária a troca de óleo? 
- José Antonio 
A troca é necessária sim, pois a vida útil do óleo do motor depende, além da sua composição, também do tempo de uso, pois mesmo que a quilometragem não for atingida, a cada seis meses é necessário fazer a troca do óleo. Quanto à composição, o óleo do tipo mineral tem o prazo de troca estipulado a cada 5.000 km, semi-sintético a cada 10.000 km e sintético a cada 20.000 km. Independente da quilometragem. Fique atento também para outro detalhe importantíssimo: sempre fazer a substituição do filtro ao mesmo tempo em que se coloca óleo novo.


Dirigir utilizando sempre o freio motor diminui a vida útil do motor? 
- Maykell 
Se utilizado de forma adequada, o freio motor não implica dano algum ao motor, porém, antes de tudo vamos explicar o que é essa prática. O freio motor nada mais é que utilizar as rotações do motor para ajudar a diminuir ou controlar a velocidade. Esse termo na verdade é uma redução de marcha com o intuito de fazer o motor girar mais enquanto a velocidade abaixa. Por exemplo: se você está em um declive em quarta marcha e não quer correr o risco de uma falha no freio, você reduz uma marcha. O motor passa a ter mais rotações. Se não se sentir seguro ainda, reduza mais uma. Com essa prática o motor gira mais e o carro não aumenta a velocidade. Vale lembrar que não se deve reduzir as marchas abruptamente, isso pode causar trancos desnecessários e até acarretar algum dano. Quando for utilizar o freio motor, tire o pé do acelerador e ao pisar na embreagem dê leves aceleradas a fim de facilitar o engate da marcha. Com isso, as reduções ficam mais suaves. Não esqueça que, de acordo com a legislação de trânsito, é proibido andar com o carro em marcha neutra, mais conhecido por “banguela”.



Ampliar FotoFoto: Editoria de Arte/G1

Rodízio de quatro e cinco pneus (Foto: Editoria de Arte/G1)

Uma grande dúvida que muita gente tem é relacionada às rodas, como alinhamento, balanceamento e cambagem. Quando é preciso checar esses itens? 
- Arnaldo Amaral 
O balanceamento deve ser realizado sempre que se perceber alguma trepidação no volante ou a cada 5.000 km. Já o alinhamento de direção deve ser realizado sempre que o motorista sentir que o veículo está com um comportamento inadequado, ou seja, puxando para um dos lados ou a cada 10.000 km. A cambagem deve ser feita, ou ao menos conferida, sempre que se fizer o alinhamento. 

No Corolla automático, no câmbio tem dois botões. O que faz cada um? Para engatar a marcha preciso apertar o maior? 
- Luiz Alvino 
O botão maior é utilizado para mover a alavanca entre as posições. Sem apertar esse botão a alavanca fica travada, principalmente na posição P, quando parado ou estacionado. Já o botão menor é um dispositivo chamado “overdrive” e é identificado pela sigla O/D. Na prática, trata-se de acionar uma sobre marcha, que no caso do Corolla seria a quarta marcha. Pode utilizá-lo o tempo todo ativado, porém para fazer uma ultrapassagem ou pegar uma subida íngreme é recomendável desativar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário