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segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Pesquisa aponta supermercados mais baratos do Brasil


Pesquisa aponta supermercados mais baratos do Brasil
Foto: Reprodução
Procurar o supermercado mais barato na hora de fazer compras pode significar uma economia de até R$ 2,2 mil em um ano em São Paulo, segundo pesquisa feita pela Proteste Associação de Consumidores. O décimo levantamento anual de preços dos supermercados brasileiros realizado pela associação mostra quais são os supermercados mais baratos do Brasil por região. O ganho de até R$ 2,2 mil é possível se o consumidor optar por comprar os produtos de uma cesta determinada de 90 produtos, sem marca definida, no supermercado Dia da Avenida do Cursino, 840, em vez do Supermercado Vip da Rua Monte Serrat, 1.520, durante todo o ano. O estudo traz os estabelecimentos que vendem mais barato nas capitais. Em Salvador, o levantamento traz o Atacadão, na Barros Reis, como o que vende mais barato. Economia anual que o consumidor pode fazer se optar pelos supermercado mais barato, no caso de Salvador, varia de R$ 1.096,90 a R$ 2.052,33. Foram simuladas duas cestas de compras, que equivalem a dois perfis de consumidor: uma com produtos de marca, outra sem marca (sem carne, frutas e legumes), com menores preços. Os pesquisadores agiram como consumidores à procura do menor preço, evitando os dias de promoções de alguns setores. O objetivo da Proteste é ajudar a economizar, pois o brasileiro gasta um terço do orçamento doméstico nas compras em supermercados. Foram comparados os pontos-de-venda visitados para apontar o supermercado mais barato. E, tomando esse local por base, a indicação de quanto os demais são mais caros. A lista não traz os preços por produtos. Com essa metodologia a Proteste compara preços das redes de supermercados, hipermercados, lojas de descontos e de conveniência. Para calcular o custo de cada cesta, foi feita uma ponderação, levando em conta o peso de cada produto nos hábitos de consumo do brasileiro. Isso porque os produtos têm importâncias diferentes de consumo. As lojas mais bem classificadas são as que vendem mais baratos os produtos mais consumidos.

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