VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dia do Comerciário, hoje temos muito a comemorar


                     Gilson Araújo Costa é o presidente atual,que deseja a todos um dia feliz e comunica que a luta continua.



O dia 30 de outubro é comemorado o “Dia do Comerciário”. Mais em Itabuna foi decretado pelo prefeito a pedido do sindicato o dia 20. A origem desse dia nasceu no século passado e tem origem na luta dos trabalhadores do comércio por melhores condições de trabalho e qualidade de vida. Na década de 30, começaram a surgir as primeiras associações e uniões (que depois transformariam em sindicatos) de empregados no comércio e a luta dos trabalhadores contra os abusos a que eram submetidos pelos empregadores.

Nessa época, os comerciários eram obrigados a cumprir jornadas de trabalho superiores a 12 horas diárias e trabalhar aos domingos e feriados sem direito a folga, além de conviverem com a ameaça de demissão, caso reclamassem

Foi através das organizações dos trabalhadores que no dia 29 de outubro de 1932, cinco mil comerciários, no Rio de Janeiro, organizaram uma grande manifestação e seguiram em passeata em direção ao Palácio do Catete, onde foram recebidos pelo então Presidente da República, Getúlio Vargas. Neste encontro, os comerciários entregaram ao presidente as reivindicações da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso remunerado aos domingos.

Este fato transformou a categoria dos comerciários em precursores da luta dos trabalhadores na conquista da jornada de trabalho de oito horas diárias e repouso aos domingos e feriados. Como o decreto presidencial foi publicado no dia 30 de outubro, esse dia ficou marcado como o “Dia do Comerciário” e a reivindicação da categoria foi, posteriormente, estendida a todos os trabalhadores do Brasil.

Foi para combater a exploração do trabalhador que, em São Paulo, no dia 15 de maio de 1941, foi fundado o “Sindicato dos Empregados no Comércio de São Paulo” – que é hoje o Sindicato dos Comerciários de São Paulo”. Em outros Estados também surgiram sindicatos de comerciários.

O Sindicato dos Comerciários de Itabuna, que este ano completa 42 anos de existência e luta, mantém viva a tradição de comemorar esta importante data. Na última semana de outubro, a diretoria presta homenagem aos associados com uma série de eventos e, nos últimos anos, tem acontecido na Câmara Municipal de São Paulo, uma sessão solene em comemoração ao Dia do Comerciário que, graças a um projeto do vereador Antonio Goulart, já faz parte do calendário festivo da cidade. 

O espírito de luta e a determinação daqueles companheiros comerciários - que se indignaram contra a exploração dos patrões-, através de gerações, vem inspirando a luta dos trabalhadores comerciários em busca de novas conquistas, maiores salários e por melhores condições de trabalho e de vida.

Esse ano, em particular, os 12 milhões de Comerciários de todo o País, tem muito a comemorar, pois graças a luta e determinação de todos os trabalhadores e trabalhadoras do comércio, conseguimos a regulamentação da nossa categoria, que deixou de ser uma função para ser profissão. A lei 12.790/13, assinada pela presidenta Dilma Rousseff, em março de 2013, foi resultado de muitos anos de luta contra o preconceito e a discriminação que tivemos que enfrentar. Os próximos passos são a unificação da nossa data base em todo o País e a criação de um piso nacional. A luta apenas começou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário