VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

terça-feira, 1 de abril de 2014

PREFEITURA IMPLANTA PROJETO DE FORTALECIMENTO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE



Profissionais do Departamento de Vigilância em Saúde integram o projeto - Foto Wilson Oliveira 3Profissionais do Departamento de Vigilância em Saúde integram o projeto
Para integrar as diversas áreas do Departamento de Vigilância em Saúde de Itabuna e ampliar as estratégias para o programa Saúde da Família, a Secretaria da Saúde implantou na segunda-feira o Programa de Qualificação e Fortalecimento das Ações de Vigilância em Saúde. O objetivo principal é a consolidação de estruturas, processos e pessoas visando a busca de soluções que melhorem a qualidade dos serviços prestados à população.
Para tanto, os profissionais vinculados ao Departamento de Vigilância em Saúde serão levados a refletir e conceituar seus processos de trabalho, atualizando a agenda de atividade das diversas áreas. No ato de implantação, a Diretoria da Vigilância em Saúde reuniu coordenadores das divisões de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Controle às Endemias, Centro de Controle de Zoonoses - CCZ, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST e Rede de Frios.
As soluções sugeridas durante as avaliações serão posteriormente utilizadas na análise permanente da saúde da população para o controle de determinantes, riscos e danos à saúde. De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Larissa Pimentel, esse projeto vai ajudar na descentralização das ações de Vigilância, agregando valor à estrutura das redes de atenção.
"Sempre que algo muito novo é iniciado, gera um desconforto e ansiedade
em nosso processo de trabalho. No entanto, este projeto é necessário para uma construção conjunta da Rede de Atenção à Saúde do Município com os profissionais", explicou Larissa. O projeto é desenvolvido em parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e traz como alternativa para melhoria do serviço de saúde pública, a corresponsabilidade de todos os envolvidos no processo, tendo por base a Portaria n º 1.708/201.
_______________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria de Comunicação Social
Texto: Naudielle Silva
Fotos: Wilson Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário