VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 23 de abril de 2014

O TRÂNSITO É UM ESPELHO

Um professor da UESC me levou a uma mistura de sentimentos essa semana, quando teve seu veículo retido em uma blitz rotineira de verificação de documentos e combate a furtos e roubos de veículos, que eu comandava na Avenida Amélia Amado, em Itabuna. O mestre em Sociologia, bastante chateado, me admoestou sob a utilização dos recursos daquela cobrança, já que: “as ruas e as estradas estavam esburacadas, a saúde era a pior possível, a segurança um desastre e o cidadão de bem tendo seu veículo retido pela falta do pagamento de um imposto! Um verdadeiro absurdo”.

Naquele momento, em uma fração de segundos, fui levado a uma reflexão e transportado de volta ao banco da universidade, num processo de percepção consciente, quando na qualidade de aluno ficamos atentos e obcecados pelo mestre. Ele que, prostrado à frente da turma, de forma catedrática e irretocável, nos transmite as informações com sabedoria e inteligência.

Mas, por sorte e destino, tive outra mestra, que me permitam declinar o nome, Tia Agenilda, que me ensinou o ponto de equilíbrio entre a verdade e a validade. E pude perceber que o professor da UESC tinha razão em questionar a utilização dos recursos angariados pelo Estado em benefício do bem comum. Contudo, o nobre professor não tinha o direito de condicionar sua postura de cidadão preocupado com a melhoria da qualidade de vida de todos, como subterfúgio e mecanismo de defesa, para justifica o descumprimento de uma lei.

O nosso transito é sim: perverso, bagunçado, desordenado, desumano e tantos outros adjetivos que possamos enquadrar para demonstrar nossa insatisfação com quem tem o dever de cuidar do equilíbrio do direito de ir e vir. Agora, não podemos só responsabilizar as autoridades constituídas. Faça um teste: coloque um pedaço de papel e uma caneta no bolso no início do dia e passe a anotar quantas infrações você irá cometer ate o final do dia.

Certamente, todos nós cometeremos no mínimo cinco infrações diárias, das mais diversas: atravessar fora da faixa, não dar prioridade ao pedestre e ou ciclista, desrespeitar a sinalização, não colocar o cinto de segurança, estacionar irregularmente na vaga do idoso ou do deficiente, dirigir falando ao celular… e por aí vai. Na verdade, o trânsito funciona como um espelho. Reflete nós mesmos.

Por Gilson Nascimento (Diretor do Detran)

Nenhum comentário:

Postar um comentário