VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Secretaria Nacional de Defesa Civil libera recursos para Itabuna


Operários limpam e recolhem material escavado na rua Valquíria oliviera - Foto Gabriel de Oliveira
Cerca de 40 dias depois de ter reconhecido a situação de emergência em Itabuna em decorrência das fortes chuvas e enxurradas que castigaram a cidade no final de novembro, Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional publicou Portaria hoje no Diário Oficial da União autorizando a liberação de R$ 556.500,00 para o município. Os recursos serão empregados para ações de socorro às vitimas e restabelecimento de serviços essenciais.
O Plano de Trabalho elaborado pela Comissão Municipal da Defesa Civil será executado em até 365 dias, segundo o coordenador Roberto Avelino. Envolve ações de assistência social aos desabrigados e desalojados pela cheia do Riacho Água Branca nos bairros São Roque, Caixa d'Água, Antique, Monte Cristo e Santa Inês e danos a residências do Nova Itabuna, Maria Matos, São Pedro, Daniel Gomes, Maria Pinheiro e Fátima causados por enxurradas e deslizamentos de terra.
Ações emergenciais
Obras de contenção de encosta e drenagem pluvial da Avenida Juracy Magalhães - Foto Gabriel de Oliveira
Desde a decretação da situação de emergência pelo prefeito Claudevane Leite, no mês de novembro do ano passado, a Prefeitura vem aplicando recursos próprios na execução de obras para diminuir danos. Além da limpeza de canais de drenagem, uma dessas obras é a contenção de encosta, esgotamento sanitário e drenagem pluvial do início da Avenida Juracy Magalhães, na saída para Ilhéus, que já tem andamento de 30%, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, para quem é uma intervenção importante por beneficiar diretamente moradores das comunidades de Vila da Dores, Vila Vital, Fátima e João Soares.
Até agora já foram concluídas a implantação de rede coletora de esgoto sanitário em 15 imóveis e construídas de 35 metros de encosta que tem 1,5 metros drenados e revestidos em concreto. Outros 55 metros de encosta, drenagem pluvial e mais 300 metros de passeio serão construídos até as proximidades do Jardim das Acácias. "O esgoto antes jogado às margens da pista, o que comprometia o barranco e colocava os moradores em risco foi retirado", afirmou o secretário Marcos Monteiro.
___________________
Prefeitura de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
Texto: Luiz Conceição
Foto: Gabriel de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário