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ITABUNA-BA

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Plano de Saneamento Básico de Itabuna será concluído em até seis meses

Plano de Saneamento Básico de Itabuna será concluído em até seis meses

A Prefeitura de Itabuna concluirá, ainda no primeiro semestre de 2014, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que será elaborado por técnicos das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Planejamento e Tecnologia e da Agricultura e Meio Ambiente e Emasa, com a consultoria da empresa RK Engenharia e Consultoria, que venceu licitação no valor de R$ 679.764. O PMSB definirá metas para área de saneamento sanitário no município para os próximos 20 anos. O titular do Sedur, Marcos Monteiro, destaca que o Plano de Saneamento Básico também definirá um norte para a condução de todas as ações que envolvem o saneamento básico, com as metas que serão executadas pelo governo municipal a curto e longo prazo. O secretário explica que o desafio é aumentar, já nos próximos três anos, os investimentos públicos em esgotamento sanitários e drenagem das águas das chuvas. Já o secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, explica que no primeiro ano a luta foi para conseguir os recursos junto ao Ministério das Cidades para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e conclusão do processo de licitatório para a contratação da empresa que dará suporte técnico às equipes da Prefeitura envolvidas no projeto. Wenceslau Júnior destaca que o PMSB facilitará o acesso do município aos recursos do governo federal para seneamento. Ele lembra que faltou dedicação da administração passada, que deixou de elaborar e encaminhar o projeto para a aprovação da Câmara de Vereadores. “Isso resultou em prejuízos para o município, que corre o risco de ser prejudicado no acesso a programas federais para o setor de saneamento básico, apenas depois da conclusão do Plano Municipal de Saneamento Básico”, diz o secretário. O PMSB vai prever os investimentos necessários à ampliação do abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto sanitário, limpeza urbana, coleta e destinação final do lixo domiciliar e hospitalar. “As intervenções que serão feitas são para assegurar água tratada para toda a população e a drenagem pluvial para que evitemos inundações como a que ocorreu recentemente afetando os moradores dos bairros São Roque, Caixa d' Água, Antique e Santa Inês”, finaliza Wenceslau Junior.

 

Agentes serão remanejados para combate à dengue em áreas de risco

A Secretaria Municipal da Saúde vai intensificar as ações do trabalho de campo dos agentes de endemias em Itabuna. Para tanto parte dos agentes que atua em áreas com baixa infestação por larvas do mosquito Aedes aegypti será remanejada para aquelas que apresentaram maiores índices como Conceição, Daniel Gomes, Urbis IV e São Caetano de acordo os índices do Levantamento de Índice Rápido Amostral do Aedes aegypti - LIRAa. Os agentes de endemias foram reunidos na manhã desta terça-feira para avaliação do trabalho realizado em 2013 e discussão das novas ações. Eles ouviram da diretora de Vigilância à Saúde, Larissa Pimentel, o reconhecimento de que o combate à dengue é uma causa de todos. “Sem a participação de vocês não alcançaremos o sucesso” disse. Nesta nova etapa do combate à doença as enfermeiras da rede municipal também estarão mobilizadas. Elas orientarão a população sobre os sintomas da dengue e o atendimento ao paciente com a doença confirmada. Além disso, está sendo exigido maior rigor na avaliação dos casos nas Unidades Básicas de Saúde para que a notificação seja oportuna, permita o bloqueio de casos e fique claro se o paciente tem dengue ou outra doença com sintomas similares. As ações integram parte do Plano de Contingência que está sendo finalizado de forma articulada pelos departamentos de Vigilância à Saúde, Núcleo de Planejamento e Atenção Básica. As cinco dimensões preconizadas pelo Ministério da Saúde são contempladas no Plano: Assistência; Vigilância Epidemiológica, Controle Vetorial, Mobilização; e Gestão. Os diversos departamentos da Secretaria da Saúde estão trabalhando para efetivar o plano e organizando a estrutura para atendimentos.

Prefeitura de Itabuna chama aprovada no Processo Seletivo da Educação

A Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria da Administração convoca a candidata abaixo, selecionada através do Processo Seletivo nº 005/2013 da Secretaria da Educação. A convocada deverá comparecer ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Administração, no Centro Administrativo Firmino Alves, no dia 20, das 9 as 13 horas, para a entrega de documentos e assinatura de contrato.  



Professor Letras
20 Horas
Raquel Moraes de Souza

No ato da contratação, a candidata deverá apresentar fotocópia dos documentos, acompanhada dos originais para autenticação: a) Cédula de Identidade (RG); b) CPF; c) Título de Eleitor, com comprovante da última votação; d) PIS/PASEP; e) CTPS; f) Comprovante de Escolaridade, de acordo com o cargo pleiteado; h) Comprovante de residência; i) Certidões Negativas de antecedentes criminais da Secretaria da Segurança Pública; j) Atestado de Saúde Ocupacional expedido por médico do trabalho ou serviço médico especializado em medicina ocupacional; e k) Duas fotos 3x4.


Vistoria do transporte escolar começa em janeiro em Itabuna

O processo de vistoria anual dos veículos utilizados no Transporte Escolar, visando à renovação da permissão de funcionamento (alvará) para o ano de 2014, em Itabuna, será no próximo mês de janeiro. Serão vistoriadas as condições gerais do veículo e seus equipamentos de segurança e realizada a avaliação psicológica dos condutores de quem será exigida a participação no Encontro Educativo sobre Segurança no Trânsito. Para tornar mais ágil à avaliação dos veículos utilizados no serviço de transporte escolar, a Settran definiu uma escala, a partir do número final da placa do veículo, no período de 20 a 24 de janeiro. Os técnicos do Departamento de Transporte da Settran analisarão 28 itens obrigatórios dos automóveis e exigirão à apresentação de fotocópias e originais de 16 documentos do condutor. Para o ano de 2014, uma das condicionantes à renovação do alvará é a instalação do tacógrafo, dispositivo empregado para monitorar o tempo de uso, a distância percorrida e a velocidade desenvolvida no trajeto. No dia 20 de janeiro devem comparecer à Settran os proprietários de veículos com placas terminadas 1 e 2. O dia 21 estará reservado aos donos de carros com emplacamento finalizado nos números 3 e 4. A vistoria do transporte escolar terá sequência, no dia 22, com os veículos cujas placas finalizam com os números 5 e 6. Os donos de automóveis de placas 7 e 8 devem comparecer à Settran no dia 23 de janeiro. O trabalho de inspeção no Transporte Escolar será finalizado, no dia 24, com o atendimento aos proprietários de veículos com emplacamento terminado em 9 e 0. O atendimento acontecerá sempre no horário das 9 às 11h30min e das 14 às 16 horas. A entrega das permissões de funcionamento (alvarás) ocorrerá após a confirmada da freqüência dos condutores no Encontro Educativo Sobre Segurança no Trânsito, nos dias 27 e 28 de janeiro. O Edital está publicado no Diário Oficial do Município nº 469. (www.itabuna.ba.org.br).

Cacique Babau é barrado na Barry Callebaut

Agricultores que perderam terras em Ilhéus e Buerarema colocaram um sorrisinho no canto da boca quando souberam da negativa da estrangeira Barry Callebaut ao cacique Babau, quando o índio tentou vender o cacau das roças invadidas à empresa. O fato teria ocorrido na última semana, na unidade de Ilhéus. A empresa de processamento de cacau teria pedido ao cacique os documentos da fazenda de onde vieram as amêndoas e certificado de higiene. Sem a papelada, Babau deu meia volta. Apesar da negativa da empresa, agricultores denunciam que comerciantes de Buerarema e São José da Vitória dão cobertura ao cacique, comprando o cacau retirado das propriedades invadidas. A compra caracterizaria receptação.

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