VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Moradores apresentam sugestões de obras em bairros de Itabuna

A Prefeitura amanhã 16, a partir das 14 horas, no Colégio Ciso, no Fátima, a série de quatro audiências públicas para ouvir as reivindicações e incluir nas prioridades do governo municipal as sugestões dos moradores dos bairros, centro e distritos de Itabuna. As propostas servirão para a elaboração do Plano Plurianual Participativo (PPA), que será encaminhado para a Câmara de Vereadores até 31 de agosto e terá validade para o período de 2014-2017. O secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, explica que os moradores terão a oportunidade de apresentar a lista de prioridades para os bairros, incluindo obras, ações e serviços. Eles também vão conhecer o texto base do PPA Participativo, que recebeu as primeiras modificações indicadas pelos participantes da oficina realizada na sexta-feira passada na Unime. O secretário destaca que os moradores poderão contribuir com as políticas públicas para os próximos quatros anos. “Durante as audiências para o PPA Participativo serão apresentadas as prioridades do governo municipal para áreas como educação, saúde, desenvolvimento urbano, esporte, mobilidade urbana e desenvolvimento social. Agora queremos ouvir os moradores”.

Passarela do Sarinha facilita a vida dos moradores

O tormento dos moradores da Rua Bom Jesus da Lapa, no bairro Sarinha Alcântara, em Itabuna, está chegando ao fim. A Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur) conclui nesta quarta-feira, 17, a construção da passarela que interligará os dois lados da rua e facilitará o acesso ao Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente – CAIC Jorge Amado, no bairro Jardim Primavera. Com oito metros de comprimento, 1,60 metros de largura, uma estrutura metálica com laje de cimento armado e corrimão, a passarela é uma reinvindicação antiga da comunidade. Trará mais segurança a centenas de transeuntes que necessitam da passagem, especialmente aos estudantes de escolas públicas do Sarinha Alcântara, Jardim Primavera e São Caetano. Para a realização da obra, primeiro a Prefeitura colocou a estrutura de aço, depois as placas de concreto armado e fez o acabamento. Segundo o diretor de obras da Sedur, Fernando Sales, falta agora somente a pintura de toda a estrutura da passarela e a construção de acesso nas cabeceiras.

Record se aproxima da Globo, Rodrigo Faro bate Eliana

Discretamente, o 'Domingo Espetacular' da Record vem se destacando no Ibope, sempre beliscando dois dígitos de média a cada semana e obtendo a melhor performance dominical da emissora (o que não é pouca coisa, convenhamos). E ontem (14), o programa apresentado por Paulo Henrique Amorim e Fabiana Scaranzi conquistou mais uma bela média, chegando a 13 pontos de média, consolidando a vice-liderança no Ibope. No mesmo horário, o SBT marcou apenas 8 pontos e a Band, 4. Curiosidade: ainda líder, o 'Fantástico', na Globo, chegou à média de 18 pontos no confronto direto com seu 'primo mais novo' da Record. Nunca o 'Domingo Espetacular' esteve tão próximo da revista eletrônica rival. Durante 15 minutos (de 21h45 às 22h) o 'DE' dividiu a liderança com o 'Fantástico', com 17 pontos de pico. Já 'O Melhor do Brasil', atração comandada por Rodrigo Faro que tem a missão de ocupar o buraco deixado na grade após a saída de Gugu da Record, venceu o SBT, pela primeira vez, neste domingo (14). Mesmo apostando em um especial sobre a chegada do remake de 'Chiquititas', Eliana obteve média de 7 pontos, segundo dados referentes à Grande São Paulo, conquistando o terceiro lugar em audiência, atrás da Record, que chegou à média de 7,5 no mesmo horário, interrompendo a hegemonia vespertina da loura. A Globo foi líder absoluta na faixa, com 15 pontos de média, enquanto a Band ficou em quarto lugar registrando 4. (Heloísa Tolipan)

Marcha a Brasília reforçou a necessidade de união entre os prefeitos

A XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada na capital federal reuniu quase quatro mil prefeitos de todo o país e despertou a importância do Associativismo como um mecanismo importante para o fortalecimento e desenvolvimento dos municípios. Para o presidente da Amurc, que também é prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, a conquista de recursos e atendimento a alguns pleitos emergenciais é resultado de uma intensa mobilização organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com as demais entidades representativas. Embora não atenda a todas as demandas municipais, Lenildo revela que o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) no valor de R$ 3 Bilhões, anunciado pela Presidenta da República Dilma Rousseff, vai permitir aos municípios dar uma dinamizada nas dificuldades nos próximos meses. “É um recurso importante, e sinaliza que a Presidenta tem uma preocupação com os municípios, mas não é necessariamente ainda o que precisamos. Agora, é necessário continuar efetuando as caminhadas, as reuniões para que possamos ampliar esses ganhos para os municípios”, pontuou Lenildo.

Escola Profissionalizante abre matriculas para cursos gratuitos

Estão abertas as matrículas para os oito cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos neste segundo semestre do ano pela Escola Profissionalizante mantida pela Secretaria de Assistência Social de Itabuna. As matrículas se iniciaram hoje para os cursos de artesanato, bordado e crochê e amanhã será a vez dos interessados em informática básica. Na quarta-feira, poderão se matricular alunos para os cursos de cabeleireiro e manicure e na quinta-feira para corte e costura e pintura. As matrículas presenciais podem ser feitas das 8 ao meio-dia e das 13h30min às 17 horas, na Rua São Vicente de Paula, no centro da cidade. Na oportunidade devem ser apresentados os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG), CPF, Título de Eleitor, uma foto 3x4 e o Número de Identificação Social (NIS), para os que são cadastrados nos programas sociais do governo federal. A diretora da Escola Profissionalizante, Maria Goretti Macedo Berbert informa que os cursos têm duração de quatro meses e, ao final, os alunos que concluírem a carga horária com bom aproveitamento, além de receberem certificados, também participarão de uma exposição com os melhores trabalhos confeccionados durante as aulas.

Professores de Ilhéus aprendem novas técnicas de alfabetização

Corrigir a defasagem no processo de alfabetização dos cerca de 1300 estudantes da rede municipal de ensino de Ilhéus na faixa etária a partir dos nove anos que ainda não sabem ler é objetivo da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que iniciou nesta segunda-feira, dia 15, na Faculdade de Ilhéus, um curso teórico-prático para professores, apresentando novas técnicas de alfabetização. O curso faz parte do Programa de Correção de Fluxo na Alfabetização, promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), em parceria com o Grupo de Estudos sobre Educação e Metodologia de Pesquisa (Geempa). Durante a solenidade de abertura, que contou com apresentação cultural de estudantes da Escola Pinóquio, a secretária de Educação, Marlúcia Rocha, considerou que a atividade vai oportunizar novas abordagens pedagógicas que vão potencializar o processo de ensino aprendizagem da rede. “Esse curso será realizado por um grupo de estudos formado há mais de 30 anos, portanto, trata-se de um momento muito importante para nossos educadores e educandos que conhecerão nova metodologia”, destacou. Na ocasião, o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhéus, Victor da Veiga, representando o prefeito Jabes Ribeiro, ressaltou a importância da educação para a promoção das mudanças sociais. “A educação pública de qualidade pode mudar vidas, e este é o momento da mudança da educação no nosso município”, atestou.
 

Emasa orienta moradores da Mangabinha e do centro a economizar água

A Emasa recomenda aos moradores do bairro da Mangabinha e de parte do centro da cidade para que economizem água até que o sistema de distribuição esteja normalizado, o que deve ocorrer até a próxima sexta-feira. O rompimento de uma rede de distribuição de água de 200 milímetros, no Jardim do Ó, causada por uma máquina que presta serviços à Bahiagás na implantação da rede de distribuição do gás natural em Itabuna, trouxe prejuízos ao fornecimento de água até as 10 horas de domingo, 14. A diretora técnica da Emasa, engenheira Elzita Vidal, afirma que técnicos já fizeram a recuperação da rede de distribuição de água. Entretanto, até que tudo se normalize é necessária a cooperação dos consumidores, principalmente do bairro da Mangabinha. “Apesar do nosso esforço o restabelecimento do sistema de fornecimento de água é lento. Portanto, as pessoas devem fazer economia no consumo de água”, afirma o coordenador do Sistema de Manutenção de Redes da Emasa, Pedro Santos Barreto.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário