VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Settran homenageia taxistas mais antigos de Itabuna

 

Secretaria de Transporte e Trânsito homenageou hoje os três mais antigos taxistas de Itabuna durante um café da manhã na sede da Escola Municipal de Trânsito, no bairro Lomanto Júnior. O prefeito Claudevane Leite e o secretário Clodovil Soares saudaram os profissionais e fizeram a entrega de troféus aos taxistas Evaristo Calazans, 80 anos, Valdo Cabral dos Santos e Audomar Marques de Sá, ambos de 69 anos. O prefeito Vane destacou a importância dos taxistas pela dignidade que representam. “Quem um dia já não precisou de um táxi?”, indagou. “Temos o compromisso de melhorar a cidade em todas as áreas e a mobilidade urbana é uma preocupação, para facilitar o trabalho do taxista”, garantiu Vane. O prefeito lembrou que nunca um governo dialogou tanto com a sociedade para estabelecer metas e prioridades para as ações da Prefeitura. Vane comentou também sobre a falta de responsabilidade da gestão anterior que aumentou enormemente o número de alvarás para táxis na cidade, prejudicando a categoria como um todo, principalmente os verdadeiros profissionais. O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Clodovil Soares, após elencar algumas ações da Settran, garantiu que todas as praças de táxi do Município receberão sinalização e placas contendo os nomes dos taxistas. A fiscalização será intensificada para coibir irregularidades. Para o taxista Evaristo Lopes Calazans, 44 dedicados à profissão a homenagem recebida da atual administração incentiva a classe. Casado, pai de três filhos e uma neta o profissional se disse emocionado pela atenção dada pelo governo municipal. Já Valdo Cabral dos Santos, há 40 anos na praça de táxis da Estação Rodoviária Francisco Ferreira da Silva, mesmo agradecido reclamou do transporte alternativo que não paga imposto e do aumento absurdo do número de táxis. “Fomos sufocados com a concorrência desleal”, lamento. O taxista Audomar Marques de Sá dedicou 40 de sua vida à profissão. Com táxi na Praça dos Capuchinhos, no bairro Conceição, o profissional também lamentou o derrame de alvarás na administração anterior passada que, segundo ele, prejudicou muito a categoria. Mas, mesmo assim, ele diz que o prazer de conhecer novas pessoas a cada dia é impagável.

Prefeitura recupera iluminação pública em várias áreas de Itabuna

A prefeitura de Itabuna já recuperou mais de 20 mil metros de cabos de energia elétrica pública e substituiu lâmpadas queimadas na Avenida Amélia Amado, entre a Rua Antônio Muniz e a entrada da Avenida Itajuipe, no centro da cidade. O diretor do Departamento de Iluminação Pública e Áreas Verdes, Mariano Rabelo, disse que a área foi alvo da ação de vândalos e por isso estava às escuras. Segundo Mariano Rabelo, a polícia descobriu o furto de cabos de energia por meio de uma denuncia anônima, que está sendo investigada. Ele adiantou que mensalmente a prefeitura faz a reposição de mais de 400 lâmpadas em substituição às queimadas. O procedimento é realizado diariamente nos bairros e centro da cidade, no que ele considera um trabalho de rotina. O trabalho de reposição de lâmpadas em refletores também já foi feito em campinhos de futebol dos bairros São Pedro, Pedro Jerônimo, Zizo, Daniel Gomes e Núcleo Habitacional da Ceplac. A próxima etapa será nos campos dos bairros Lomanto Junior e Maria Matos (Rua de Palha). “A proposta do prefeito Vane é ter uma cidade bem iluminada para garantir a segurança e o bem estar de toda a população”, reforçou o diretor. O diretor do Departamento de Iluminação Pública informou também que os operários trabalham nesta semana na área entre o Centro Comercial e a Estação Rodoviária Francisco Ferreira da Silva na substituição de lâmpadas mistas por metálicas de 150 watts. De acordo com Mariano a prefeitura aguarda uma posição da Coelba para recolocar um poste de iluminação na avenida de acesso ao Hospital de Base visando reforçar a iluminação na área.

Serviço de Inspeção Municipal será lançado amanhã em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna lança amanhã, a partir das 8 horas, no Escritório Local da Ceplac, na Rua Juca Leão, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Com o SIM, a prefeitura vai reforçar as ações para combater a comercialização dos produtos impróprios para o consumo. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Lanns de Almeida Filho, explica que o SIM vai assegurar um maior controle da qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, queijo, ovos e doces produzidos no município. Entre as ações previstas estão o monitoramento e inspeção da sanidade do rebanho, além de assegurar a fiscalização do local e a higiene do processo de industrialização dos produtos. O objetivo do SIM também é incentivar as pequenas empresas e empreendedores a sair da clandestinidade transformando-os em empresários. “Estamos trabalhando para que o consumidor do nosso município tenha acesso a alimentos de qualidade e de origem conhecida e que os empresários trabalhem respeitando a legislação municipal”, afirma Lanns de Almeida. A cerimônia de lançamento do Serviço de Inspeção Municipal contará com palestras do secretário Lanns de Almeida Filho, do fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Joaquim Raimundo Nunes Marinho, da fiscal estadual da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Lorena Machado; e da diretora do SIM, Lannarose Lopes. Durante o evento será assinado convênio de cooperação técnica entre a prefeitura e a Ceplac.

Prefeitura e moradores debatem obras no PPA Participativo

A construção de equipamentos esportivos, praças, creches, unidades de saúde, cobertura de canal de macrodrenagem, pavimentação de ruas, esgotamento sanitário, revitalização das feiras livres foram principais assuntos debatidos pelos técnicos da prefeitura e moradores dos bairros adjacentes do Fátima e Califórnia, na zona norte, e São Caetano, Jaçanã, na zona sul, e Santa Clara e Santa Catarina em parte da zona oeste de Itabuna. Eles participaram dos dois primeiros dias de debates do Plano Plurianual Participativo (PPA) com validade até 2017. Esses e outros temas estão sendo debatidos nas quatro audiências públicas realizadas em todas as regiões de Itabuna, incluído os distritos e zona rural. As duas primeiras foram realizadas na terça, 16, no bairro de Fátima, e hoje, 17, no Jardim Primavera, com os moradores de mais de 30 bairros. Moradores e líderes comunitários aprovaram a inciativa da prefeitura de ouvir as reivindicações e acatar as sugestões da população. Eles observaram que os últimos governos não investiram em obras de saneamento básico, espaço de lazer e equipamentos esportivos. “Há anos que cobramos a construção de uma praça e a pavimentação do bairro, mas nunca fomos ouvidos. Hoje, estamos contribuindo para viabilizar esses projetos”, afirmou o presidente da Associação de Moradores do Parque Boa Vista, Marcos Alves.

Inscrições à 15ª Corrida Rústica de Itabuna encerram-se sábado

Encerram-se às 18 horas deste sábado, 20, as inscrições para a 15ª Corrida Rústica de Itabuna, que integra as atividades esportivas da semana de aniversário do município. As inscrições podem ser feitas na Vila Olímpica, Avenida Manoel Chaves, bairro São Caetano, mediante a doação de quatro quilos de alimentos não-perecíveis que a Prefeitura e a Associação Itabunense de Atletismo (AIA) destinarão a uma instituição filantrópica. São esperados atletas e desportistas de Vitória da Conquista, Jequié, Feira de Santana, Itapetinga, Porto Seguro, Eunápolis e Salvador, além de Itabuna Ilhéus, Uruçuca, Itajuípe, Buerarema, Ubatã, Coaraci, Itacaré e Canavieiras. A expectativa é reunir cerca de 200 atletas, com idade entre 10 e 80 anos, nas categorias masculina e feminina, que disputarão a premiação total de R$ 11 mil do 1° ao 5° colocados em todas as categorias. "Vamos valorizar os participantes de todas as categorias. Além da premiação em dinheiro, serão entregues troféus para os cinco primeiros colocados", afirma o secretário de Esportes e Recreação, Evans Maxwel de Araújo Silva.
 

Prefeitura atende reivindicações do Vila Anália e vai iniciar obras

Os moradores do bairro Vila Anália receberam na tarde de ontem a visita do prefeito Claudevane Leite, secretários e dirigentes municipais, que foram ao bairro verificar in loco o estado das ruas onde a Prefeitura de Itabuna vai realizar obras de melhoria. Antes do prefeito, equipes estiveram no Vila Anália realizando o levantamento topográfico para colher as medidas para os projetos executivos das obras. As obras que serão realizadas no bairro fazem parte do programa de obras que a Prefeitura iniciará por três bairros, além do Vila Anália, o Zizo e Novo Horizonte. O programa inclui pavimentação, esgotamento sanitário, iluminação, drenagem e limpeza dos canais e melhoria de equipamentos urbanos, como escolas e unidades de saúde. Os moradores, que há mais de 15 anos aguardam melhorias na infraestrutura do bairro, demonstraram satisfação com a visita do prefeito e comitiva. “Nenhum político vem aqui fora da época de campanha eleitoral. Por isso ninguém acreditava que Vane viria hoje, mas ele veio. O primeiro passo foi dado para as melhorias” comemorou a moradora da Rua B, Eliene Castro. O prefeito Vane comentou o fato de que o bairro Vila Anália, que é um bairro muito grande, não teve praticamente nenhum investimento em administrações passadas. “São canais que cortam várias ruas e falta saneamento em quase todo o bairro. Estamos começando o estudo topográfico para dar início aos projetos. Vamos licitar o mais rápido possível para começar as obras” prometeu o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário