VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

terça-feira, 16 de julho de 2013

DESMACARANDO A MENTIRA



Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.” (Mateus 7:2)

Às vezes somos obrigados a ser duros na análise de determinado fato, apontando erros ou desvios de rota. Quando se faz isso toca-se sempre em um ser humano, na ação de uma ou mais pessoas.

Nesses momentos temos que agir com muito amor e ter humildade e equilíbrio para desmascarar a mentira, e não para julgar o mentiroso. Desmascarar o erro e não julgar o errado.

A gente vai aprendendo isso ao longo dos anos, principalmente depois que a gente assume a responsabilidade de ser cristão.

Quando somos jovens e recém convertidos, queremos mudar o mundo no peito e na raça. À ferro e fogo.  Temos sempre razão e nenhuma misericórdia.

Com o passar dos anos, aprendemos a diferença entre desmascarar e julgar.

Desmascarar é diferente de julgar. Desmascarar é mostrar que algo prejudicial está sendo feito. É mostrar qual o caminho é apontado pela Palavra de Deus  é mostrar qual o caminho é realmente o correto.

Julgar é estabelecer sentenças, prescrever penalidades. Julgar, na verdade, é prerrogativa divina, e no caso dos julgamentos humanos, prerrogativa de pessoas que receberam esta responsabilidade da sociedade organizada: os juizes.

Já observar para discernir e desmascarar é responsabilidade do verdadeiro discípulo, para evitar que irmãos ou irmãs caiam no erro.

Precisamos ter muito cuidado para não parecermos os donos da verdade; precisamos ter certeza de que nossa real motivação não é a crítica destrutiva; inconseqüente; precisamos ter certeza que não é para tentar parecer mais espiritual que todos, mas sim pelo amor a verdade, pelo amor às pessoas.

Se não tivermos certeza disso, é melhor que nos calemos.

Graça e Paz! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário