VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS

VIDA+MED DIRETOR PRESIDENTE ORLEANS DANTAS
ITABUNA-BA

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Direc 7

Pataxós permanecem nas dependências da Direc 7


Os pataxós hã-hã-hãe, de Pau Brail, que desde segunda-feira, 14, ocupam a 7ª Diretoria Regional de Educação, em Itabuna, dizem que só deixam o local, quando o governo quitar dívidas com prestadores de serviços à comunidade indígena
Eles querem o imediato pagamento de R$ 500 mil à Empresa Eudeste Turismo, por seis meses de transporte escolar dos mil alunos da aldeia Caramuru, além dos serviços prestados por algumas empresas, na realização do Fórum Indígena e na Semana do Magistério Indígena, ocorridos em outubro passado.

Os pataxós também querem que o governo contrate quatro professores indígenas que ficaram de fora do concurso especial do Reda, para preencher as 49 vagas da aldeia. Segundo a diretora da Direc 7, Miralva Moitinho, os quatro professores não foram contratados, porque eles já têm cargo no serviço público, na prefeitura de Pau Brasil.
Quanto ao pagamento aos prestadores de serviço, todos os processos já foram empenhados, mas é preciso esperar a conclusão do tramite burocrático, que é demorado. Miralva disse que as empresas que trabalham nos dois eventos realizados na aldeia, em outubro devem receber na próxima sexta-feira.
Já o transporte escolar, segundo Miralva, foi pago até julho. Faltam os meses de agosto a outubro, mas tudo está sendo feito para ser quitado até o próximo dia 23, para não ficar nada empenhado para o ano que vem.

A partir de novembro, segundo ela, o pagamento será pelo novo contrato de licitação, realizado recentemente e que garante transporte escolar para os pataxós até dezembro de 2010. Miralva diz que o importante é que Eusdete Turismo não pressionou a Direc e nem suspendeu o serviço aos índios, porque conhece como são esses processo com o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário